Amantes da Ferrovia
Amantes da Ferrovia
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

9 Passeios em família em Morretes e Antonina

9 Passeios em família em Morretes e Antonina
Serra Verde Express
abr. 16 - 16 min de leitura
000

Mais do que uma simples viagem em família, conhecer Morretes e Antonina pode ser uma grande aventura para pais e filhos. Para os pais, é a oportunidade de fazer com que os pequenos vivenciem uma experiência fora do comum, saindo da rotina, algo que ficará guardado na memória. Para os filhos, uma oportunidade de descobertas, contato com a natureza, observação e conhecimento da história da nossa região e do nosso país.

Mas por que Morretes e Antonina? É o que vamos descobrir hoje, neste conteúdo!

Confira as 9 dicas que preparamos para você realizar passeios em família super divertidos, além de conhecer um pouco mais dos encantos dessas duas cidades históricas.

Vamos lá?

CONHECENDO MORRETES

A pequena cidade de Morretes possui uma rica e privilegiada área natural, repleta de rios e cachoeiras que permeiam a Serra do Mar Paranaense. Aliás, é nesta área que se encontra o maior trecho contínuo de Mata Atlântica preservada do Brasil. Ali também está situado o Pico do Marumbi, famosa atração da região com os seus 1.539 metros de altura.

Visitar a cidade é como voltar no tempo. A cada esquina é possível observar casarões históricos e preservados, ruas de paralelepípedo, restaurantes típicos e a grande estrela gastronômica da cidade: o famoso barreado!

CONHECENDO ANTONINA

Antonina exibe com graciosidade toda a sua organização e história em suas ruas serenas e tranquilas. A cidade já atuou como o maior porto do Paraná, onde famílias importantes conquistaram suas fortunas por meio da exploração do óleo de baleia.

Tamanha foi a importância de Antonina, que o próprio Imperador Dom Pedro II fez questão de conhecer a cidade, contribuindo para o seu avanço tecnológico e cultural.

Uma curiosidade inusitada sobre a região está em seu urbanismo, que não conta com ruas viradas para o mar (como nas outras cidades litorâneas), porque as pessoas que lá habitavam tinham uma superstição de que a maresia poderia fazer mal à saúde. Seguindo essa lógica, foi construída uma “barreira” de casas a fim de barrar o vento que vinha do mar.

Feitas as devidas apresentações das cidades, vamos ao que interessa!

Confira abaixo as 09 dicas de passeios em família em Morretes e Antonina.

PERCORRER OS CENTROS HISTÓRICOS:

Vamos combinar que o centro de cidades pequenas e históricas são quase sempre um charme e concentram grande parte de suas atrações. Em Morretes e Antonina, isso não é diferente.

Em Morretes, o que chama atenção é a maravilhosa vista para a Serra do Mar. Além disso, o rio Nhundiaquara, que corta toda a cidade, dá ares de tranquilidade para que você e as crianças possam passear com toda a calmaria que precisam.

Já em Antonina, o ponto de partida de seu passeio com a criançada pode ser a Igreja da Matriz de Nossa Senhora do Pilar. Dali, você terá uma vista incrível da Baía de Antonina.

Localizada no marco zero da cidade, seu interior também é carregado de história, com pinturas decorativas feitas por Theodoro de Bona, um dos principais artistas paranaenses, nascido em Morretes. Além de suas obras, também foi um grande mentor, contribuindo para a formação de novos artistas, através da Escola de Música e Belas Artes do Paraná.

Pertinho dali encontra-se o Theatro Municipal, uma bela construção em estilo eclético, edificada na segunda metade do século XIX.

Em ambas as cidades, você vai encontrar diversas sorveterias para aproveitar com as crianças enquanto conhece a região.

 DIVERTIR-SE EM MEIO À NATUREZA NO EKÔA PARK

Crédito: Ekôa Park

O Ekôa Park é uma opção incrível de aventura para pais e filhos, um local onde é possível se divertir, aprender e estar em contato com a natureza, tudo isso ao mesmo tempo. O espaço é nada mais nada menos do que um paraíso ecológico dentro da maior área contínua remanescente de Mata Atlântica do país, onde você encontra trilhas, arvorismo, tirolesa, oficinas de sustentabilidade e muito mais!

Localizado no município de Morretes, o parque abre aos sábados, domingos e feriados e recebe famílias de todos os cantos do país! O espaço funciona no estilo day use,das 9 às 17h. 

Uma das atrações que mais agradam as crianças é o corredor dos sentidos, um túnel sensorial pela mata, onde é possível experimentar novas sensações em contato com a natureza.

A trilha das aves também merece destaque. Com uma torre de observação situada a 15m de altura, é possível avistar aves endêmicas da região.

 EXPERIMENTAR E CONHECER A CULINÁRIA LOCAL

Não podemos falar de nossas cidades litorâneas sem mencionar a sua gastronomia tradicional. Em seus centros históricos, principalmente em Morretes, existe um grande número de restaurantes e bistrôs, onde o barreado, prato típico local, é a grande estrela.

Trata-se de uma carne desfiada, cozida por mais 12 horas em uma panela de barro fechada, que é servida com arroz e banana. Seu sabor é único e delicia turistas de todo o Brasil.

Quando servido à mesa, convide seus filhos para montar o prato junto com você, seguindo o famoso ritual de: duas colheres de farinha de mandioca, uma concha bem servida de barreado e a mistura até ficar no ponto ideal! Eles vão gostar bastante deste momento, que envolve uma brincadeira divertida e bastante instigante para os visitantes.

Ficou curioso? Então reserve um dia em sua agenda para viajar até Morretes com a família, a fim de descobrir não só este, mas também outros itens característicos da culinária local.

A FANTÁSTICA FÁBRICA DE BALA DE BANANA 

Um destes outros itens, que inclusive faz muito sucesso entre crianças e adultos, são as famosas balas de banana. Com produção artesanal tanto em Morretes quanto em Antonina, o doce conquistou o coração dos visitantes.

A fabricante da bala Bananina, por exemplo, conta com visitas que permitem acompanhar de perto parte do processo de fabricação, corte e embrulho das mesmas. Durante o tour, você ainda poderá degustar diversos sabores, do original de banana aos acompanhamentos com gengibre, pimenta e outros.

A visitação é gratuita e as crianças vão adorar!

Não esqueça de levar alguns pacotinhos para a família :) 

PASSEIOS RADICAIS: ESPORTES DE AVENTURA COM AS CRIANÇAS

As crianças estão sempre buscando uma forma de dar vazão às suas energias, criatividade e habilidades motoras. Para isso, atividades ao ar livre e que fogem da rotina são uma excelente opção.

Passeios mais "radicais", além de despertarem o entusiasmo dos pequenos,  estimulam o seu sentimento de descoberta e de desenvolvimento. Em Morretes e Antonina, há uma série de atividades de aventura para pais e filhos, que certamente irão cumprir com este propósito, além de proporcionarem momentos inesquecíveis em família. Confira:

 PASSEIO 4X4

Em Morretes, você pode embarcar com as crianças em veículos 4x4 para percorrer os principais atrativos rurais da região! Com aproximadamente 4 horas de duração, o Serra Adventure levará vocês por estradas de terra, rios de água cristalina, vilarejos e paisagens de tirar o fôlego.

O passeio também inclui paradas pontuais em locais de interesse. Por isso, prepare uma roupa confortável e leve uma muda extra, já que uma delas é feita em piscinas naturais, onde é possível aproveitar para dar um mergulho. Sol, calor e bagunça na água? Não existe receita melhor para a diversão da criançada!

Restrições: idade mínima de 06 anos.

 CANOAGEM

Um passeio muito divertido espera por você e pelas crianças durante 3 km de descida em caiaque. Com muita Mata Atlântica ao redor, as crianças podem vivenciar um momento único junto à natureza. Em caiaques duplos, formam com seus pais a dupla perfeita para muita aventura pelo rio Nhundiaquara.

O passeio é feito em águas calmas, sem correnteza e seus principais destaques são a mata ciliar, as corredeiras, as piscinas naturais e as paisagens de montanhas.

Restrições: idade mínima de 06 anos.

 RAFTING

Se a ideia é levar os pequenos para se aventurar em uma atividade realmente radical, nada melhor do que o rafting!

Então chame a família, reúna a turma e suba em botes infláveis para percorrer várias corredeiras, surfar nas grandes cargas d’água e ao mesmo tempo apreciar a rica biodiversidade do local.

O rafting no rio Cachoeira é de nível II e III, ou seja, apresenta um pouco mais de emoção. Mas não se preocupe, o passeio é acompanhado de guias especializados e equipamentos de segurança, como coletes e capacetes.

Restrições: idade mínima de 08 anos.

 

 BÓIA CROSS

Descer o Rio Nhundiaquara de bóia é um dos atrativos clássicos de lazer para quem visita a histórica Morretes. O passeio acontece nas pequenas corredeiras e em meio às pedras, sendo garantia de diversão e contato direto com a natureza.

A melhor época para descer o rio é quando ele está cheio, de outubro a maio. São diversas as pousadas que alugam os equipamentos ou oferecem o passeio na região.

Outra dica para aproveitar com as crianças, é de que a descida seja feita das 9h às 14h. O percurso de 3 km costuma durar cerca de duas horas.

Restrições: idade mínima de 12 anos e altura mínima de 1,5m.

 PARQUE TEMÁTICO HISGEOPAR

Crédito: Facebook Hisgeopar

O Hisgeopar é um parque temático que resgata a história do Paraná através de reproduções em miniaturas. No local, é possível observar uma maquete de grande porte que conta com bonecos em movimento, sons e cheiros, tudo muito bem construído e idealizado para que os pequenos possam conhecer um pouco mais sobre o Estado de maneira lúdica e divertida. As crianças vão ficar encantadas!

O parque apresenta diversos atrativos e marcos da história, como:

●     Trem da Serra do Mar Paranaense

●     Cataratas do Iguaçu

●     Usina de Itaipu

●     Índios

●     Colonização

●     Pecuária

●     Araucárias

●     Inundação das setes quedas

e muito mais

Todo o passeio é acompanhado por um guia do local que vai explicando cada parte da maquete e a fase histórica ali representada. Inclusive, diversas escolas que fazem excursões até Morretes aproveitam a oportunidade para conhecer o espaço.

  APRECIAR AS BELEZAS DA ESTRADA DA GRACIOSA

A Estrada da Graciosa é um dos caminhos que liga Curitiba até as cidades de Morretes e Antonina, além de ser uma excelente opção de passeio em família. O trajeto, que passa em meio à Mata Atlântica, faz com que a estrada seja considerada uma das mais bonitas e pitorescas do país!

Além de abrigar muita história (foi construída em 1854), o percurso da Estrada da Graciosa é caracterizado pela exuberante beleza que acompanha a rodovia. Durante o trajeto existem alguns pontos de parada, com sanitário, mirantes e quiosques que comercializam produtos típicos da região.

Ao todo, existem 6 recantos no percurso da rodovia, alguns mais simples, para repouso e observação, e outros com melhor estrutura, com churrasqueiras próximas a rios e cachoeiras.

No período em que as hortênsias florescem, tudo fica ainda mais bonito! Ao longo da estrada é possível observar uma grande quantidade de pés rodeando e embelezando ainda mais a rodovia.

Vale a pena fazer o trajeto com calma, realizar algumas paradas, apreciar as paisagens ao redor e garantir belos registros fotográficos em meio à natureza.

ACAMPAR OU FAZER UM PIQUENIQUE NO CASCATINHA

Para uma experiência nova com as crianças, que tal apostar em um dia (ou noite) de acampamento e/ou piquenique? Em Morretes há uma bela reserva natural perfeita para a ocasião, com espaço de lazer e descanso para todas as idades!

O Recanto Cascatinha é constituído de um bosque às margens do rio Marumbi, que após uma pequena corredeira, forma uma grande piscina natural. Por lá você vai encontrar um ambiente propício para banho e mergulho. Um imponente paredão de pedras acompanha o rio por um longo percurso à direita, podendo ser contemplado na Ponte Pênsil.

Possui infraestrutura básica de camping, churrasqueiras, lanchonete, sanitários e vestiários. Então, se o objetivo é aproveitar um dia calmo e tranquilo junto à natureza, esta é uma excelente opção de lazer na região.

 PASSEAR DE BARCO A PARTIR DA BAÍA DE ANTONINA

Se seus filhos são fãs do mar ou ainda não tiveram a experiência de passear de barco, temos certeza de que essa é uma atividade que irá agradar muito! Em Antonina há um píer onde você encontra passeios de barco que levam até algumas praias e ilhas próximas.

A Prainha, com águas rasas e claras, é o grande destaque da região. Por lá você poderá aproveitar com os pequenos e dar a eles mais liberdade para descobrir a região e novas sensações, já que a água costuma ser bem calma.

É perfeito também para quem quer levar os filhos para o rio/mar pela primeira vez, em um ambiente propício e calmo. Também merece atenção a Ponta da Pita, uma grande formação rochosa que avança por dentro da baía.

RECANTO CACATU

 Crédito: Facebook Recanto Cacatu

Localizado em Antonina, o Recanto Cacatu oferece uma excelente infraestrutura de lazer para receber toda a família. A diversão vai rolar solta em tardes de sol com as piscinas,  toboáguas e campos de futebol que fazem parte do complexo.

Para os papais também há atrações, incluindo quiosques com churrasqueira, banho de rio, lanchonete e mais.

Ah, o espaço ainda conta com chalés para quem preferir dormir no local, o que também pode ser uma ótima forma de sair da rotina com as crianças.

E por aqui terminamos a nossa lista de atividades para pais e filhos em Morretes e Antonina. Vale lembrar uma vez mais da importância histórica dessas duas cidades e todas as atividades relacionadas a isso.

Para que você possa aproveitar todas as dicas e as atrações das cidades serão necessários vários dias! Mas isso é ótimo, não é? Então esperamos que você inclua essas atividades nas suas próximas férias e/ou feriados, leve as crianças e aproveite ao máximo!

OBSERVAÇÕES EXTRAS

A alta temporada em Morretes e Antonina é no verão (dezembro a fevereiro). No carnaval as cidades recebem milhares de visitantes devido às tradições de festas carnavalescas na região, principalmente Antonina.

As temperaturas nessa época são elevadas, sendo propícias para banhos de piscinas nas pousadas, cachoeiras e para a prática de esportes nas águas do rio Nhundiaquara, por exemplo.

COMO CHEGAR EM MORRETES E ANTONINA

O trajeto até as cidades litorâneas também pode ser uma grande experiência de viagem em família.

Para garantir uma experiência única, você pode deixar de lado o transporte convencional de carro ou ônibus e inovar no trajeto de trem! A Serra Verde Express oferece passeios turísticos ferroviários de Curitiba até Morretes.

Inclusive, este trajeto foi  considerado pelo jornal britânico The Guardian como um dos 10 passeios de trem mais espetaculares do mundo.

Para que você possa curtir ainda mais o passeio, sem ter que se preocupar com nada, é possível optar por pacotes completos, com um dia de duração, que incluem serviço de bordo no trem, lanche, almoço, traslado, guia e retorno de van ou ônibus. O Trem da Serra do Mar Paranaense conta com diferentes classes e valores, tudo para que você possa aproveitar de acordo com as suas possibilidades.

Junte a família e embarque nessa aventura! Boa viagem!

 

 

 

 

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você