Amantes da Ferrovia
Amantes da Ferrovia
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Benefícios dos sinais de trânsito movidos a energia solar para estradas de ferro

Benefícios dos sinais de trânsito movidos a energia solar para estradas de ferro
Daniel Kuroski
mai. 5 - 5 min de leitura
000

Não é novidade que existem inúmeros benefícios no uso de energia solar. Algumas estradas de ferro estão usufruindo disso! A  tendência de ser mais sustentável com o meio ambiente provocou inúmeras e variadas "iniciativas verdes" em todo o mundo, tanto nas grandes cidades quanto nas pequenas. Um dos muitos sinais disso é o crescente uso de energia renovável no cotidiano das pessoas, em esferas que nunca haviam sido consideradas uma opção.

Uma dessas áreas é a segurança viária: abrangendo desde sinais de trânsito a sistemas de sinalização, a energia solar tem trazido bons resultados ao planeta, uma vez que o  transporte de trem é a maneira mais ecológica de viajar!

Embora as placas na estrada realmente não precisem estar acesas para fazer seu trabalho, as luzes definitivamente têm um benefício adicional de conscientizar os motoristas. Os sinais de trânsito movidos a energia solar, equipados com luzes LED, fornecem os meios para uma melhor visibilidade, tanto durante o dia quanto à noite.

Eles oferecem um bom alcance operacional, mesmo em condições climáticas adversas, que geralmente criam situações propensas a acidentes. Independentemente de seu local – nos cruzamentos ou ferrovias –, essas placas garantem maior segurança para pedestres e veículos. 

Trem: uma maneira ecológica de viajar

O grande benefício desses sinais nas estradas de ferro é o fato de que a energia que os alimenta não vem da queima de combustíveis fósseis. Não polui da mesma maneira que o carvão, o petróleo e o gás, o que o torna 100% ecológico.

A única condição são horas de sol suficientes para que a luz seja absorvida, convertida e armazenada para uso durante o ano todo. Por mais complicado que esse pré-requisito possa parecer, uma vez carregada, a instalação é realmente econômica por causa de sua sensibilidade ao movimento, o que permite que estes sinais operem apenas quando há tráfego real na estrada, em vez de o tempo todo. Os usos da energia solar são multifacetados e realmente fascinantes, não são?

Como essas instalações são difíceis de serem ignoradas, elas aumentam a conscientização de motoristas e pedestres em rotatórias, estacionamentos, áreas perigosas causadoras de acidentes etc.

O fato de não precisarem de fios ou de uma fonte elétrica próxima para operar faz com que seja possível colocá-los em qualquer lugar, além de possuírem baixos custo e manutenção.

Um benefício adicional é a fácil instalação – eles podem ser anexados a postes permanentes ou portáteis para maior mobilidade. Isso os torna ótimos durante as obras, pois podem ser montados e removidos em questão de minutos, sem causar interrupções nos trilhos próximos.

Sinais solares nas estradas de ferro

Sinais de travessia ferroviária que utilizam energia solar podem ser usados ​​tanto em zonas industriais quanto em áreas rurais. Eles detectam trens que se aproximam em virtude de sensores sem fio e, assim que recebem o sinal, ativam as luzes e o som que são emitidos até o trem passar, tornando segura a passagem pelos trilhos. 

Esses sinais geralmente entram em pares de cada lado da passagem do trem, e uma conexão sem fio os liga e desliga ao mesmo tempo. Com isso, já não é preciso ter caixas externas e instalação de cabos.

Todo o sistema dependente de energia solar dura dez horas de trabalho ininterrupto. Esse sistema também permite que você acople uma bateria reserva caso a energia gerada pela luz solar estiver se esgotado.

Por exemplo, o sistema também é ativado apenas pela velocidade específica de aproximação do trem. O sistema pode ser programado de acordo com alguns critérios, como fluxo de pedestres, aproximação de outros veículos etc.

Ele pode ser configurado para disparar apenas um alarme se o trem estiver acima de 100 km/h e ignorar o tráfego, emitindo um sinal para que ele se mova mais lentamente.

Embora a energia verde ainda não tenha sido totalmente incorporada à vida das pessoas, podemos ver sua presença e uso crescer a cada dia em diversos setores!

As soluções ferroviárias movidas a energia solar são um bom exemplo de aplicações práticas, inteligentes e baratas de um ótimo recurso natural. Essa prática já foi adotada pelos trens turísticos da Serra do Mar Paranaense que utilizam em sua frota painéis solares para a iluminação interna de seus vagões.

Que tal contribuir para a conservação do planeta e realizar sua próxima viagem de trem? :)


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você