Amantes Da Ferrovia

Apaixonados por trem

NA CIDADE DE CAMPINAS, INTERIOR DE SP EXISTE UM GRANDE MATERIAL FERROVIÁRIO APROVEITÁVEL QUE FOI JOGADO AS TRAÇAS PELA ALL E PELO DNIT.

 

O DNIT É RESPONSÁVEL PELO MATERIAL RODANTE DA EXTINTA RFFSA. NO ENTANDO ESSE FÉTIDO DEPARTAMENTO NÃO TEM SEQUER UMA LOCOMOTIVA PRA VISTORIA E FISCALIZAÇÃO DAS FERROVIAS, MATERIAIS DA FEPASA. O MINISTÉRIO PÚBLICO DETERMINOU A IMEDIATA RETIRADA DOS VAGÕES ABANDONADOS NA CIDADE DE ITAÚ DE MINAS, NO ENTANTO O DNIT VAI TIRAR COM O QUE? COM TRATOR? NEM UMA LOCOMOTIVA ESSE DEPARTAMENTO TEM. VERGONHA NACIONAL!!!!

VISTA ÁEREA DA ROTUNDA DE CAMPINAS QUE FOI ABANDONADA, DOADA AOS SUCATEIROS.

NESSE LOCAL EXISTE PELO MENOS 10 LOCOMOTIVAS RECUPERÁVEIS E MAIS 15

SUCATEADAS, FORA OS CARROS DE PASSAGEIROS.

LOCOMOTIVA LEW QUE PODERIA SER RECUPERADA E ESTAR A SERVIÇO DA ANTT E DNIT.

 

MAIS LOCOMOTIVAS DIESEL, TEM DE SOBRA PESSOAL

 

AQUELE VAGÃO ALI AO FUNDO SERIA UTIL PRA ALGUM TREM TURISTICO.

NO ENTANTO ENCONTRA-SE ABANDONADO.

HÁ 12 ANOS QUE NINGUÉM LIGA PRA ESSE MATERIAL.

 

http://www.estacoesferroviarias.com.br/rotundas/campinas.htm

 

A VERDADE É QUE SE ESSE MATERIAL DESAPARECESSE O GOVERNO DARIA GRAÇAS A DEUS.

APROVEITEM ABPF'S DESSE PAIS.

OU, VAMOS FUNDAR UMA NA ÁREA.

 

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Justiça Federal em Bauru, no interior do Estado de São Paulo, determinou ao Departamento Nacional deInfraestrutura  Terrestre (Dnit) que retire 74 vagões que estão abandonados na aldeia indígena Araribá, no município de Avaí, também no interior do Estado. A decisão, em caráter liminar, atende ao pedido do Ministério Público Federal (MPF) que, há dois meses, protocolou uma ação civil pública solicitando a imediata retirada dos vagões. A Justiça tem até 30 dias para remover os trens do local.

 

Na decisão, a juíza federal substituta Maria Catarina de Souza Martins Fazzio, da 1ª Vara Federal de Bauru, reconhece que "ao menos desde setembro de 2010 existem vagões e composições férreas, de patrimônio da referida autarquia, estacionados, indevidamente, na área de aldeia indígena".

 

O Dnit justificou a permanência dos vagões no local alegando falta de espaço no Pátio de Triagem Paulista em Bauru. Entre os vagões estacionados há um lote que deveria ter sido leiloado, mas cujo leilão foi adiado. Para a juíza federal, "nenhum dos argumentos serve para legitimar a omissão verificada". Na decisão, a magistrada lembrou que os vagões abandonados impedem ou dificultam a passagem de pedestres entre partes da aldeia, além de servirem como ponto de consumo e venda de entorpecentes e morada de andarilhos e pessoas estranhas à comunidade.

RETIRAR MAS COM QUE LOCOMOTIVA???

ESQUECI O DNIT NÃO TEM LOCOMOTIVA

VERGONHA É APELIDO, MEU CARO MORETTS!

 

ESSE SISTEMA MORIBUNDO, PUTREFATO, A QUE CHAMAM DE DENIT FERROVIÁRIO FOI COMPRADO $$$$$$ POR UMA POLÍTICA À QUAL CONHECEMOS MUITO BEM E SABEMOS BEM DOS INTERESSES DELA!

 

NA CIDADE DE SETE LAGOAS - MG, NO PÁTIO DA OFICINA DA FERROVIA CENTRO ATLÂNTICA, EXISTE UMA QUANTIDADE INCALCULÁVEL DE LOCOMOTIVAS, VAGÕES DE CARGA E CARROS DE PASSAGEIROS COMPLETAMENTE ABANDONADOS, ENTREGUES À TOTAL DESTRUIÇÃO PELA AÇÃO DO TEMPO.

CONFORME VOCÊ MUITO BEM EXPRESSOU, MUITOS DESSES CARROS PODERIAM SER RESTAURADOS E UTILIZADOS EM ALGUM TREM TURISTICO OU MESMO PRESERVADOS EM LOCAL DE BOAS CONDIÇÕES EM ALGUM MUSEU, A EXEMPLO DOS CARROS POLTRONAS-LEITO E DORMITÓRIOS-CABINE, COMO OS QUE SEGUEM NAS FOTOS EM ANEXO!

 

Carro Escola aço carbono RFFSA-6ª Divisão Central Z-301 _ Sete Lagoas - MG em dezembro de 2010

 

Carro Restaurante aço carbono RFFSA - SR2 em Sete Lagoas - MG dezembro de 2010

 

 

 

Interior do Carro Administração AC-7014-1E RFFSA-SR2 origem CENTRAL em Sete Lagoas - MG dez 2010

 

Interior do Carro Administração AC-7014-1E RFFSA-SR2 origem CENTRAL em Sete Lagoas - MG dez 2010 nº 2

 

Interior do Carro Administração AC-7014-1E RFFSA-SR2 origem CENTRAL em Sete Lagoas - MG dez 2010 nº 3

 

Interior do Carro Administração AC-7014-1E RFFSA-SR2 origem CENTRAL em Sete Lagoas - MG dez 2010 nº 4

 

Interior do Carro Dormitório-cabine RFFSA-SR2 DC-7255-1E origem CENTRAL em Sete Lagoas - MG dez 2010

 

Interior do Carro Dormitório-cabine RFFSA-SR2 DC-7256-9E origem CENTRO-OESTE em Sete Lagoas - MG dez 2010

 

 

Interior do Carro Poltrona-Leito RFFSA-SR2 LC-7405-5E origem CENTRAL em Sete Lagoas - MG dez 2010

 

Interior do Carro Poltrona-Leito RFFSA-SR2 LC-7405-5E origem CENTRAL em Sete Lagoas - MG dez 2010 nº 2

 

Interior do Carro Poltrona-Leito RFFSA-SR2 LC-7405-5E origem CENTRAL em Sete Lagoas - MG dez 2010 nº 3

 

Interior do Carro Poltrona-Leito RFFSA-SR2 LC-7405-5E origem CENTRAL em Sete Lagoas - MG dez 2010 nº 4

 

Todas as fotos acima, de autoria e acervo histórico de Wolmer Andrade, fotografada em Sete Lagoas - MG em 8 de dezembro de 2010.

 

DESDE QUE EU E O MEU AMIGO WOLMER ANDRADE ESTIVEMOS EM SETE LAGOAS NO DIA 8 DE DEZEMBRO DE 2010 E TIRAMOS ESSAS FOTOS, JÁ VAI PARA 8 MESES! IMAGINE O QUANTO ESSES CARROS JÁ DETERIORARAM DESTA DATA ATÉ HOJE?

INFELIZMENTE, O BRASIL ESTÁ PERDENDO UM PATRIMÔNIO HISTÓRICO E CULTURAL DE INESTIMÁVEL VALOR!

 

DENIT FERROVIÁRIO, VERGONHA NACIONAL!!!

 

VERGONHA PARA TODOS OS CIDADÃOS BRASILEIROS QUE TEM CONSCIÊNCIA DO INESTIMÁVEL VALOR HISTÓRICO E CULTURAL QUE REPRESENTA ESTE RICO PATRIMÔNIO FERROVIÁRIO!

 

 

 



Vídeo de autoria conjunta de Wolmer Andrade e Hélio dos Santos Pessoa Júnior!

Para quem ainda não assistiu, deixarei que o vídeo fale mais do que as minhas palavras!

O CULPADO DISSO TUDO, CHAMA-SE FERNANDO HENRIQUE CARDOSO.

AQUI NO ESTADO DO CEARÁ, É A MESMA COISA.

Parabéns Pelo Vídeo e da corajosa denúncia aos mafiosos políticos que com certeza estão por trás dessa vergonha. Fico me questionando e uma pergunta surge em meu ser: O que nós, simples mortais podemos fazer???

Em recente notícia que falava sobre a recomendação do MP para que a FCA não "trocasse" algumas locomotivas da RFFSA por novas, dela mesma, em núemro bem menor, há palavras muito fortes contra o DNIT, que seria o responsável pelo sucateamento do material da RFFSA, que era vendido para ferros-velhos, sem que esse órgão tivesse (literalmente!) competência para isso.

Agora, por que o DNIT aprovava, tão rapidamente, autorizações para corte e venda de locomotivas e carros da Rede???

Seria $$$??????

Concordo com você, meu caro Samuell Alexandre! 

Realmente, não tem graça nenhuma, principalmente para nós que amamos os trens de passageiros e grande parte de nós, viajamos nestes carros e temos imensa saudade daquela época! Mas, você há de convir, meu prezado, de que é preferível ver esses carros num museu muito bem protegidos, do que vê-los completamente abandonados, destruídos. Principalmente em se tratando de patrimônio público então, de impostos que foram gastos para a construção das ferrovias e desses carros e dinheiro desembolçado de nós, cidadãos brasileiros! A sociedade deveria, ao menos pensar no dinheiro público que dela foi gasto, já que em termos de história e patrimônio cultural, o povo não pensa mesmo, não acorda, só mesmo a gente aqui se preocupa com esta questão!

 

Meu prezado Luis Eduardo Alves!

Nós podemos sim, fazer muita coisa! Se cada um de nós tivesse a coragem de denunciar, o ânimo para nos unir e dar o grito de BASTA; se cada um de nós fizesse o que fez o nosso nobre amigo Moretts, o que eu e tantos outros fizemos aqui, ao menos fazendo um BARULHO TREMENDO, PRA INCOMODAR MESMO, garanto que a situação ia começar a mudar! Há que diga que isto é latir para a lua, então, se é assim, digo que irei LATIR ALTO E INSISTENTEMENTE! Já ouviu quando o cachorro do vizinho late a noite inteira e incomoda pra valer? Nós não podemos ficar parados, mas uma andorinha sozinha não faz verão! Temos que nos unir, insisto nisto!

Nobre amigo João!

Há algum tempo, cheguei a pensar que o DNIT estava com a perna quebrada ou andava de muleta (sem jamais querer ofender os deficientes), mas agora vejo que é a VERGONHA DESCARADA MESMO, A PORCA POLÍTICA dos interesses mesquinhos! Uma observação importante: Por que acham que o projeto do Trem Bala TAV ainda não se iniciou? Imagine você, meu caro amigo, um trem fazendo pelo menos 150 a 200 km/h entre o Rio e São Paulo??? Eu te pergunto: Onde o tráfego aéreo é mais intenso aqui no Brasil??? Não é, por ventura no eixo Rio-São Paulo??? E onde circulam os ônibus mais requintados e mais lucram as empresas rodoviárias??? Aí tens o início da resposta, meu caro amigo! Uma outra questãozinha, já que você tocou na possibilidade de o DNIT andar ganhando $$$$$$$$$ por trás, não será por trás da PODRIDÃO DESSA POLÍTICA???

Ficam estas questões para reflexão dos amigos!

A todos, um grande abraço e até breve!

 

Hélio dos Santos Pessoa Júnior

Nunca na história deste País se viou tanta incompetência, corrupção e descaso com o dinheiro público...

 

Vagão dos anos 50, reformado, servirá de camarim na ReVirada Cultural

24/11/2011 - 10:06

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Alberto Dini

 

Um vagão presumivelmente fabricado nos anos 50 está sendo inteiramente restaurado pela Prefeitura de Campinas na Estação Cultura Prefeito Antônio da Costa Santos desde a última quinta-feira, dia 17 de novembro, com a finalidade de servir como camarim para a apresentação do multi-instrumentista Eumir Deodato na ReVirada Cultural, que acontecerá neste sábado, 26 de novembro.

 

Com estrutura em aço inoxidável, 20 metros de comprimento e 2,5 metros de largura, o vagão dispõe de área útil de aproximadamente 50 metros quadrados e conta ainda com dois banheiros, que também estão sendo reformados para atender o artista e sua equipe de trabalho.

 

Segundo o engenheiro Foster Moz e o supervisor Orlando Constantino, ambos da administração do local, o vagão estava abandonado ao relento no pátio de manobras da Estação até ser recolhido pela Associação de Modelismo Ferroviário de Campinas (AMFEL), que está coordenando e supervisionando os trabalhos de recuperação do veículo em conjunto com a Prefeitura.

 

O vagão recebeu pintura e piso novos, cortinas e teve todos os vidros trocados. Toda a estrutura foi higienizada e teve recuperados os pontos de ferrugem e onde o desgaste do tempo se fez sentir de forma mais acentuada. Depois de concluída a recuperação, o carro deverá receber mesas, cadeiras, espelhos e sofás, além de aparadores e objetos de decoração.

 

É a primeira vez que vejo um vagão ser restaurado com a finalidade de servir de camarim. Estamos colocando todos os esforços para que o trabalho fique à altura da qualidade do show de Eumir Deodato”, disse o engenheiro Foster, satisfeito com o resultado até agora obtido no processo de recuperação.

 

Depois da ReVirada Cultural, o vagão restaurado será utilizado pela AMFEL para a realização de outros eventos realizados – ou apoiados - pela Prefeitura de Campinas, informou Foster.

  

ReVirada Cultural

 

Esta é a segunda vez que Campinas promove a ReVirada Cultural – evento criado em 2010 pelos municípios integrantes da Região Metropolitana de Campinas com a finalidade de promover a disseminação de bens e produtos culturais e dar visibilidade aos profissionais da área.

 

As atividades da ReVirada Cultural 2011 terão início com a realização da Noite da Seresta, a partir das 20h da próxima sexta-feira, dia 25 de novembro, na Praça Carlos Gomes. As atrações serão a cantora e compositora carioca Fátima Guedes e o músico campineiro Ale Carmani.

 

No sábado, a partir das 12h, as atrações de Campinas e região irão se concentrar na plataforma da Estação Cultura Prefeito Antônio da Costa Santos. Pela ordem, sobem ao palco o Grupo de Clarinetas Madeira Brasil, Orquestra Cabocla, Júlio Moraes, Paulo Gazela, Alexis Bittencourt, Fernanda Dias, Fernanda Lima e Banda, Vitor Moreno e Blue Coffee e Mosaico Brasileiro. O encerramento fica a cargo do multi-instrumentista Eumir Deodato.

 

 

Serviço:

 

Revirada Cultural Campinas 2011

 

Apresentações:

 

Dia 25 de novembro (sexta-feira)

Local: Praça Carlos Gomes

20h - Alê Carmani

21h – Fátima Guedes

FINALMENTE ALGUÉM FEZ ALGUMA COISA

Se o Governo não quer pserevar, que doe tudo às entidades de preservação!

Nós aceitaríamos o presente, de bom grado.

Agora, para construir megaestádios para a Copa, que receberão apenas um jogo ou arenas que levarão mais de 50 anos para se pagarem, aí é diferente...

Daí sobram verbas federais, estaduais, municipais...

 

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