Esse tópico é para você, meu amigo... Que acha as locomotivas a vapor NUNCA devem se aposentar! Comente aqui e apoie essas grandes máquinas!

Exibições: 6618

Responder esta

Respostas a este tópico

Eu acho que essas locomotivas a vapor só devem ser usadas pra turismo mesmo. Elas são lentas e poluem demais.
Lentas mas elas tem mais estilo do que qualquer uma dessas modernas! Bando de locomotivas feias!
Eu acho q poderiam aperfeiçoar o vapor . Modernizar os equipamentos mas mantendo as características . Nos videos de locomotivas americanas elas parecem bem rápidas , ou estou enganado ?
Não está enganado não, Wolney. É comum em vídeos de trens a vapor (nos estados Unidos), com carros acompanhando, a 80 mph (128,75 km/h). E andavam até mais no passado. As europeias eram ainda mais velozes; no fim da década de 30 (século passado) alemães e ingleses competiam, já haviam ultrapassado os 200 km/h. E Carlos Henrique tem razão: são muito mais bonitas. Abraço.

wolney victoretti disse:
Eu acho q poderiam aperfeiçoar o vapor . Modernizar os equipamentos mas mantendo as características . Nos videos de locomotivas americanas elas parecem bem rápidas , ou estou enganado ?
Realmente seria uma interessante a "reinvenção" das locomotivas a vapor, com máquinas mais modernas, velozes e eficientes, mas com cara antiga!
E poluição as novas também fazem! Pois, para alimentar um gerador elétrico, é queimado muito diesel...
Abraços.
grande imagem :) A Locomotiva "Norte" e uma Allan de via estreita
Essas locomotivas devem serem usadas em percursos curtos e turisticos onde requer pouco esforço: Composições pequenaas, trecho sem rampas.
Concordo, pois no EUA sepreservam todas as maquinas a vapor , dando a elas seu total prestigio, pois são usadas em muitos passeios turisticos!!!!!
As velocidades de 200 km/h Alemanha, França e Inglaterra eram velocidades alcançadas em testes. As velocidades de cruzeiro normais dos trens expresso eram de 110 a 130 km/h. A partir dos anos 1950, as velocidades de cruzeiro de algumas séries de locos a vapor para trens expressos aumentaram para uns 160 km/h.

Na África do Sul, nos anos 1990 ainda chegaram a equipar locos a vapor com computadores de bordo e controles informatizados

Angelo Vitório Contin disse:
Não está enganado não, Wolney. É comum em vídeos de trens a vapor (nos estados Unidos), com carros acompanhando, a 80 mph (128,75 km/h). E andavam até mais no passado. As europeias eram ainda mais velozes; no fim da década de 30 (século passado) alemães e ingleses competiam, já haviam ultrapassado os 200 km/h. E Carlos Henrique tem razão: são muito mais bonitas. Abraço.
wolney victoretti disse:
Eu acho q poderiam aperfeiçoar o vapor . Modernizar os equipamentos mas mantendo as características . Nos videos de locomotivas americanas elas parecem bem rápidas , ou estou enganado ?

Caro Pinoti.

Existiram locomotivas a vapor que faziam até 160km/h. Ainda tem algumas nos EE.UU. e Inglaterra que foram recuperadas e tem velocidade acima de 120km/h.   Eu tenho 72 anos e vivi o que talvez tenha sido o apogeu das locomotivas a vapor pelo menos no RGSul, e te confesso, tenho imensas saudades (dos carros cabinados, dos carros pulmans, do vagão restaurante e das viagens  noturnas.    É claro que sou franco defensor de linhas turísticas à vapor mas sinto saudades do resfolegar das "marias-fumaça" rompendo o silêncio milenar dos pampas, sorvendo  um chimarrão ou  ou bebericando um gin-tônica ou um campari.  Um abraço.

Anderson Pinoti disse:

Eu acho que essas locomotivas a vapor só devem ser usadas pra turismo mesmo. Elas são lentas e poluem demais.
Locomotiva a vapor é o supra sumo da Engenharia da época. Hoje se fossemos fabricar uma locomita a vapor, seria praticamente igual as locs do século passado, pois poderiam mudar a caldeira, em vez de flamo tubular, mudar para aqua tubular, só que seriam uns montros, porem,  o acionamento das rodas seria o mesmo. No passado o proprio americano tentou fazer uma locomotiva a turbina que não aprovou, foi feito diversos estudos e optou-se pelas Diesel/elétricas bem mais economicas e de facil operação.
Realmente na Inglaterra a Flying Scotsman já na decada de 20´s chegava a 160 km/hora. Agora aqui no Brasil por uma série de limitações a velocidade das locomotivas a vapor ultrapassavam 60km/hora. Mas uma coisa é certa nada supera o charme e o glamour dessas locomotivas que tiveram forte influência em nossa cultura.

Responder à discussão

RSS

© 2018   Criado por Amantes da Ferrovia.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço