bem,no bairro onde moro passava a estrada de ferro rio de ouro, que pena que acabou,mas tem uma fabrica de balde que dendro da fabrica se encontra uma velha locomotiva a vapor,esta toda acabada e eles nao dao valor pelo menos poderiam coloca-lo no museu do trem. 

Exibições: 978

Respostas a este tópico

Informe a ABPF de sua região!!!

Se der, tente fazer fotos dela e postar aqui no clube.

Abraços.

joao luiz v. teixeira,em breve vou colocar a foto,tambem colocarei a foto da ponta que se encontra-se na reserva de tingua que segundo o morador a locomotiva seguia para a garagem dentro da reserva.

fiz a tragetoria de heliopolis ate a estaçao de jaceruba,antiga estaçao sao pedro,conheço tambem uma fazenda que tem uma ferrovia construida dentro da fazenda nao tive oportunidade de conhecer de perto esta ferrovia mas a vi de longe agora segundo os moradores existe uma locomotiva a vapor funcionando com alguns vagoes local na ilha de guaratiba rj.

sou apaixonado por essas velhas maquinas gostaria de ver elas funcionando.

abraços...........

Caro Staney, vivi a minha infância nas minhas férias praticamente dentro de uma locomotiva a VAPOR; meu tio era maquinista de uma destas e foi exatamente em VILA DE CAVA NOVA IGUAÇÚ no antigo ramal da RFFSA- Rio D`ouro_ V. de Cava-Tinguá e V.de Cava-Jaceruba, que aconteceram os melhores momentos da minha infância.Hoje tenho uma magnífica propiedade na região e tenho vontade de montar uma espécie de MUSEU que relembre aqueles momentos vividos na minha infância....gostaria dentro do possível de sua ajuda e de todos os amigos AMANTES DOS TRENS e principalmente aqueles moradores que ainda moram e viveram aquela época de 1954 à 1969-70;quando foi descontinuado e paralisado todo RAMAL....a quem puder contribuir com FOTOS, FATOS, OBJETOS e quem sabe até mesmo montarmos novamente uma LOCOMOTIVA À VAPOR este é um dos meus GRANDES SONHOS e convido vocês para compartilharmos. Segue aí meu e-mail e telefone para contato e um grande ABRAÇO. ...E-MAIL : isacdannpyll@oi.com.br  e TEL: 021  7870-1645. Obrigado!!!

Eu também sou um morador de Vila de Cava apaixonado por ferrovia todo dia passo na frente da estação, toda vez que passo por ali fico pensando como devia ser incrível ver aquele trem a vapor chegando de longe apitando, como eu não tenho uma idade mais elevada eu não pude ter a sorte de ver a estação em funcionamento, mais esse ano eu de 2013 tive pela segunda vez em São Lourenço em MG a primeira vez que fui eu era menor e não tinha muitas lembranças de la, como fui nova mente eu tive uma magnifica visão no final de uma longa rua em uma estação ferroviária uma das duas belas maquinas a vapor tinindo sendo preparada para partir em mais uma passeio tive a chance de passear nela no primeiro vagão ouvindo bem alto o doce som do apito da maquina a vapor a locomotiva que rebocou todo o trem foi uma locomotiva que foi reformada e levada para lá em 2010. Com isso estive pensando como deveria ser aqui em Vila de Cava na época da ferrovia, fiquei bastante indignado com o caso da nossa estação estar precariamente sendo destruída aos poucos com o tempo e ninguém faz nada, ai vendo isso acontecer comecei a pesquisar varias coisas como locomotivas a vapor pelo brasil quando incrivelmente tive uma mega descoberta em Santos Dumont, localizei uma locomotiva modelo Baldwin de bitola larga conhecida como Zezé Leone, de 30 locomotivas dessas sobraram apenas duas esta de N°370 que foi reformada em 2008 mais quase não foi usada só foi levada até um certo local algumas vezes e depois disso guardaram ela e não a utilizaram mais, a outra maquina de N°353 encontra-se no museu do Imigrante em São Paulo. Estive dando umas pesquisadas até que achei neste site um blog falando sobre o caso da locomotiva de N°370 que esta parada em em um pátio no antigo galpão da RFFSA,área do IFET, no site é dito que para esta locomotiva não tem nenhum projeto, então mandei para eles o caso de Vila de Cava e disse que aqui poderia ser feita uma linha férrea de bitola larga até a estação de Tinguá, como la tem bastante movimento e o local tem belas paisagens seria magnifico fazer um passeio tanto em finas de semana quanto em feriados já que a locomotiva esta reformada não seria muito trabalho como a mesma ferrovia que ajudou na reforma tem uma linha que passa em Monte Castelo a MRS logística, não teria muito trabalho para fazer essa obra como a linha da empresa também é bitola larga eles poderiam esta usando o mesmo tipo de material para fazer uma linha férrea aqui, com isso seria o primeiro lugar no Rio de Janeiro com a volta da locomotiva a vapor e o único lugar por aqui a passar este tipo de trem. Se você também acha que isso pode ser feito me ajude pedindo a população que essa maquina a vapor possa ser traga para cá e faça um belo trabalho. Eu tenho em minha mente todo uma projeto para essa ferrovia e uma pátio de manobras também para a própria MRS logística ligando uma linha de Belford Roxo passando por vila de cava e seguindo até Japeri fazendo um pátio começando com duas linha no meio da praça seguindo até depois da Explo em Nova Brasilia dali após o morro que lá existe pode ser feito a multiplicação das vias aonde pode ser estacionadas as composições que seguirão para o centro do RJ jundo com as composições que seguiram por Monte Castelo, e também não esqueci uma coisa com o aumento da frota atras da estação de vila de cava do outro lado do morro existe um Sítio bem amplo onde pode ser construídas as garagens e oficinas já que o Sítio fica ao lado da rua onde passava o trem. OBRIGADO POR TER A PACIÊNCIA DE LER TUDO, POR FAVOR PASSE ESSA MENSAGEM EM DIANTE E QUE ISSO POSSA SER FEITO POR AQUI... Rumo a volta do trem... ASS: LUCAS MEDEIROS DA SILVA...

Sou filho de ferroviário e nasci dentro da ferrovia, estudei no SENAI,na cidade de Cedro Ce, onde a economia era a base voltada para a ferrovia,  RVC - Rede Viação earense\REFFSA, hoje sou saudocista, em ferrovias,um grande abraçoa todos integrantes, do clube amantes da ferrovia.

RSS

© 2018   Criado por Amantes da Ferrovia.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço