Estação Ferroviária de Rio Doce- zona da mata-MG- restaurada

"Em 1861 o Sr. Antônio da Conceição Saraiva foi contratado pela empreiteira responsável pela construção da estrada de ferro em Minas Gerais, vindo se estabelecer na atual região do município de Rio Doce, próximo à ponte do Soberbo. Nesta região já havia uma pequena ocupação, formada pela capela e algumas residências, em sua maioria pertencente à família Torres. Antônio Saraiva, acompanhado dos engenheiros responsáveis pela estrada de ferro, elaboraram uma planta para o povoado.

Traçaram um extenso adro para a capela, uma série de nove lotes de mesmo tamanho, à margem direita do Córrego das Lages; determinaram a localização da futura estação ferroviária e a posição para implantação dos trilhos da estrada de ferro. No núcleo urbano, foi construída a capela de Santo Antônio do Rio Doce, com escritura assinada por Antônio da Conceição Saraiva, em 20 de abril de 1885. Em 21 de dezembro de 1885 é concluída a construção da estação ferroviária de Rio Doce. Em 25 de junho de 1885 foi inaugurada a Estação da Estrada de Ferro Leopoldina em Ponte Nova e no dia 30 do mesmo mês o trecho da estrada Ponte Nova – Chopotó.

Em 20 de setembro de 1886 foi inaugurada a estação de Rio Doce, nome depois dado ao município, e em 6 de dezembro deste mesmo ano foi inaugurado o trecho da ferrovia entre Chopotó e Rio Doce, pertencente ao ramal de Saúde.

Classificação:
  • Atualmente, 0/5 estrelas.

Exibições: 43

Comentar

Você precisa ser um membro de Amantes Da Ferrovia para adicionar comentários!

Entrar em Amantes Da Ferrovia

© 2018   Criado por Amantes da Ferrovia.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço