Amantes Da Ferrovia

Apaixonados por trem

Uma das atrações turísticas mais queridas da Serra Gaúcha, a Ferrovia do Vinho, também tem muita história para contar. A maria-fumaça que encanta os turistas está localizada na Estação de Bento Gonçalves, uma charmosa cidade do Rio Grande do Sul conhecida por seus vinhedos e por passeios românt....

Mas, antes de se fazer famosa por parecer uma pequena Itália brasileira, a região se desenvolveu aos poucos. A Estação, que não foi pensada para fazer a alegria dos casais em férias, foi inaugurada em 1919 como ponto final do ramal Bento Gonçalves. Em 1920, a Viação Férrea do Rio Grande do Sul passou a administrar a linha, que funcionou como transporte de passageiros regulares até 1976.

Para aproveitar a infraestrutura, apenas dois anos depois de abandonada, a Estação de Bento Gonçalves passou a abrigar um trem turístico sob a tutela da RFFSA, a Rede Ferroviária Federal Sociedade Anônima. O passeio se chamava Trem do Vinho ou Trem da Uva, fazendo alusão às videiras da região do Vale dos Vinhedos. O percurso começava em Carlos Barbosa, passava por Garibaldi, Bento Gonçalves e terminava em Jaboticaba.

Já a Maria Fumaça super charmosa, que opera até hoje, foi inaugurada em 1993, retomada no trecho Bento Gonçalves - Garibaldi - Carlos Barbosa. Atualmente, o trecho entre Bento e Jaboticaba está abandonado, e a linha de trem a vapor é operada pela empresa Giordani Turismo.  

Esse passeio é e continua sendo, desde muitos anos, uma das grandes atrações da Serra Gaúcha, e com razão: não é um passeio qualquer! Andei nesse trem só uma vez, mas foi espetacular. Eu e meu namorado fomos recepcionados com vinho na Estação Bento Gonçalves. O percurso durou mais ou menos 1 h 30, 233 km, mas não foi chato nem por um segundo! Durante o passeio, vimos apresentações de um coral típico italiano, com show de tarantela, teatro e repentistas. Em Garibaldi, fomos recebidos com musica gaúcha e italiana e degustamos espumante e suco de uva antes de seguirmos para Carlos Barboa, o ponto final. Lá, para variar, também aconteceram apresentações musicais.

Exibições: 868

Comentar

Você precisa ser um membro de Amantes Da Ferrovia para adicionar comentários!

Entrar em Amantes Da Ferrovia

Publicidade

Membros

Música

Carregando...

© 2017   Criado por Amantes da Ferrovia.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço