Amantes Da Ferrovia

Apaixonados por trem

Uma das atrações turísticas mais queridas da Serra Gaúcha, a Ferrovia do Vinho, também tem muita história para contar. A maria-fumaça que encanta os turistas está localizada na Estação de Bento Gonçalves, uma charmosa cidade do Rio Grande do Sul conhecida por seus vinhedos e por passeios românt....

Mas, antes de se fazer famosa por parecer uma pequena Itália brasileira, a região se desenvolveu aos poucos. A Estação, que não foi pensada para fazer a alegria dos casais em férias, foi inaugurada em 1919 como ponto final do ramal Bento Gonçalves. Em 1920, a Viação Férrea do Rio Grande do Sul passou a administrar a linha, que funcionou como transporte de passageiros regulares até 1976.

Para aproveitar a infraestrutura, apenas dois anos depois de abandonada, a Estação de Bento Gonçalves passou a abrigar um trem turístico sob a tutela da RFFSA, a Rede Ferroviária Federal Sociedade Anônima. O passeio se chamava Trem do Vinho ou Trem da Uva, fazendo alusão às videiras da região do Vale dos Vinhedos. O percurso começava em Carlos Barbosa, passava por Garibaldi, Bento Gonçalves e terminava em Jaboticaba.

Já a Maria Fumaça super charmosa, que opera até hoje, foi inaugurada em 1993, retomada no trecho Bento Gonçalves - Garibaldi - Carlos Barbosa. Atualmente, o trecho entre Bento e Jaboticaba está abandonado, e a linha de trem a vapor é operada pela empresa Giordani Turismo.  

Esse passeio é e continua sendo, desde muitos anos, uma das grandes atrações da Serra Gaúcha, e com razão: não é um passeio qualquer! Andei nesse trem só uma vez, mas foi espetacular. Eu e meu namorado fomos recepcionados com vinho na Estação Bento Gonçalves. O percurso durou mais ou menos 1 h 30, 233 km, mas não foi chato nem por um segundo! Durante o passeio, vimos apresentações de um coral típico italiano, com show de tarantela, teatro e repentistas. Em Garibaldi, fomos recebidos com musica gaúcha e italiana e degustamos espumante e suco de uva antes de seguirmos para Carlos Barboa, o ponto final. Lá, para variar, também aconteceram apresentações musicais.

Exibições: 875

Comentar

Você precisa ser um membro de Amantes Da Ferrovia para adicionar comentários!

Entrar em Amantes Da Ferrovia

Publicidade

Membros

Eventos

maio 2017
DSTQQSS
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031
       

Música

Carregando...

© 2017   Criado por Amantes da Ferrovia.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço