Amantes Da Ferrovia

Apaixonados por trem

Oi, pessoal! Vem aí mais um assunto que eu adoro: ferrovias turísticas, dessa vez em São Paulo!

No estado, existem pelo menos quatro opções de passeios de trem para os visitantes conhecerem um pouquin... e se sentirem em uma viagem no tempo: a Estrada de Ferro Campos do Jordão, o Expresso Turístico, o Museu da Imigração do Estado de São Paulo e a Viação Férrea Campinas-Jaguariúna. Vou falar só dos dois primeiros, mas quem quiser saber sobre os outros pode procurar pela internet.

A Estrada de Ferro Campos do Jordão foi ideia dos médicos sanitaristas Emílio Marcondes Ribas e Victor Godinho, para facilitar aos seus pacientes um acesso mais rápido e confortável a Campos do Jordão, por ser uma vila no alto da Serra da Mantiqueira, com clima da montanha ideal para as pessoas tratarem a tuberculose. A estrada ligaria Pindamonhangaba, no Vale do Paraíba, a Campos do Jordão. A construção começou oficialmente em 1910, e a inauguração aconteceu oficialmente em 15 de novembro de 1914. A partir de 1924, toda a estrada passou a ser elétrica, e, desde os anos 1970, o trem é mais usado quase que unicamente para passeios turísticos.

Já o Expresso Turístico foi planejado pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos, desde o começo, para ser um passeio e divulgação da história das linhas de trens e das cidades que impulsionaram a malha ferroviária Paulista. Faz viagens ligando a Estação da Luz em São Paulo, Paranapiacaba, Mogi das Cruzes e Jundiaí, com locomotivas que puxam vagões de longo percurso, com capacidade para 170 pessoas, movidas a diesel e que andam a cerca de 40 km por hora, ou seja, bem devagar para poder apreciar a paisagem!

O expresso forma uma grande malha turística, ligando o Circuito das Frutas, entre os municípios de Atibaia, Indaiatuba, Itatiba, Itupeva, Jarinu, Jundiaí, Louveira, Morungaba, Valinhos e Vinhedo, às grandes cidades da Grande São Paulo e, sucessivamente, ao distrito de Paranapiacaba, na Serra do Mar, em Santo André, também na Grande São Paulo.

 

Exibições: 314

Comentar

Você precisa ser um membro de Amantes Da Ferrovia para adicionar comentários!

Entrar em Amantes Da Ferrovia

Publicidade

Membros

Música

Carregando...

© 2017   Criado por Amantes da Ferrovia.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço