Amantes Da Ferrovia

Apaixonados por trem

Fim do trem da Bauxita Cataguases/MG e Barão de Angra/RJ

"Um trem-de-ferro é uma coisa mecânica, mas atravessa a noite, a madrugada, o dia, atravessou minha vida, virou só sentimento".

Adélia Prado

É com imensa tristeza que venho aqui hoje anunciar que o Trem da Bauxita entre Cataguases/MG e Barão de Angra/RJ, acabou!

A FCA (VLi) encerrou a única carga nesta linha e agora todos sabemos o que irá acontecer.

 

http://www.agorajornais.com.br/site/component/k2/item/379-trem-de-b...

 

“O último trem de bauxita que faz o trajeto Cataguases para Três Rios passou por Além Paraíba no dia de hoje, 01 de agosto de 2015, entre 10 e 14 horas.
A suspensão das operações da ferrovia é tida como temporária enquanto a concessionária do trecho estuda a possibilidade de firmar novos contratos. 
Procuradoria da República de Juiz de Fora enviou ofício ao Prefeito Fernando Lúcio, assinado pelo procurador Marcelo Borges de Mattos Medina, em que ressalta a responsabilidade do município de Além Paraíba quanto à coibição de ocupações e de construções indevidas nas faixas de domínio público da ferrovia, bem como de atividades que ponham em risco a integridade e a segurança da via permanente, do material rodante, dos equipamentos e das instalações ferroviárias.
A empresa VLI, empresa controladora da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), informou em nota o fim do Trem de Bauxita:”

 

Nota da VLi (FCA):

 

“A VLI, empresa controladora da Ferrovia Centro-Atlântica, informa que o contrato de transporte de bauxita com a atual usuária do trecho entre Cataguases (MG) e Três Rios (RJ) encerrou-se em maio desse ano. Após conversas entre as ambas as partes, optou-se pela não continuidade do contrato e término do transporte do produto, o que acontecerá no mês de julho. A VLI seguirá fazendo a manutenção do trecho em questão e se mantém aberta a novas possibilidades de contrato para transporte na região. Caso não haja demanda, serão realizados estudos para avaliar a possibilidade de devolução para a União. A VLI ressalta que não estão previstas demissões em razão do término desse transporte. Oportunidades de realocação em outras localidades de atuação da empresa serão apresentadas para os empregados.”

 

Minha opinião:

 

Mais um golpe na ferrovia. Com certeza mais um ramal que encerra sua operação e não haverá novas cargas, pois vivemos no país do caminhão. Infelizmente o Brasil abandona o transporte mais econômico e viável que é o ferroviário, em troca do transporte rodoviário que polui, que mata e que congestiona ruas e estradas.

Precisamos de ferrovias e algo tem que ser feito para que este trecho entre Cataguases/MG - Barão de Angra/RJ,  não desapareça em breve como aconteceu com o de Cataguases/MG a Ponte Nova/MG e tantos outros país afora. A irresponsabilidade de nossos governantes, da ANTT, da concessionária FCA (VLi) e dos órgãos que deveriam zelar pela ferrovia chega a ser nojenta. O Brasil está atolado numa crise e é hora de resgatar a ferrovia. Mas não, no Brasil desgovernado, quem mandam são os carteis. O cartel do transporte rodoviário dá as cartas e impõe sua vontade. Caminhões acima do peso destruindo  e matando nas estradas. Enquanto isso, países evoluídos tem o transporte ferroviário em primeiro plano. O Brasil na contramão, abandona ferrovias, como este trecho, que hoje opera (operava) apenas entre Três Rios/RJ e Cataguases/MG, quando até 1996, operava até Ponte Nova/MG com ligação a Belo Horizonte e os ramais de Campos/RJ e Vitória/ES. Tudo isso hoje abandonado ou subutilizado. Trilhos roubados, invasões, demolições (por parte até de prefeituras) se tornaram a realidade das linhas concedidas à FCA. Nada é feito pela ANTT e pelo governo federal, para impedir o desmanche destas linhas.  Sabemos que infelizmente este trecho entre Cataguases e Barão de Angra (o que sobrou ainda hoje da saudosa Estrada de Ferro Leopoldina em Minas e Rio) tem fim certo: erradicação em breve!

Fica a pergunta: como será feito o transporte da bauxita extraída em Cataguases (Barão de Camargos)? Será por caminhões? Pela rodovia Rio-Bahia (BR-116) que liga Três Rios/RJ a Além Paraíba-Leopoldina-Cataguases? Uma estrada já extremamente perigosa? Os mais de 30 vagões de bauxita serão agora substituídos por aproximadamente 60 caminhões de 3 eixos (ou mais), esburacando as estradas, causando lentidão, acidentes e matando?

É muito curioso, pois recentemente um pedágio nas proximidades de Sapucaia/RJ foi inaugurado. Ora, trem não paga pedágio, mas um caminhão (aliás, 60 caminhões) pagam e caro, com seus mais de 3 eixos...

Está ai talvez a confirmação da força da rodovia sobre a ferrovia, pois sabemos que muitos são os “beneficiados” com as praças de pedágio, que, aliás, nada tenho contra, pois se bem usado o dinheiro deve ser revertido em obras para melhorias. Só que o Brasil não acorda para o fato de que carga média e pesada deve ser feita por FERROVIA, para o bem da rodovia, pois como sabemos, caminhões extrapolam o peso e destroem a via. Devemos deixar as estradas para outras finalidades. Mera constatação do óbvio.

Agora, sobre a linha abandonada, irão brotar em breve novas ruas, estradas, praças. Tudo para favorecer "alguém" e mais uma vez o transporte rodoviário vence. Chega! O Brasil não merece esse descaso, nossas ferrovias merecem respeito. Ferrovia é a solução, mas infelizmente parece que ninguém enxerga isso. Gente sem cultura, sem noção e sem visão é assim mesmo, troca o trem pelo caminhão. Técnicos do governo sabe-se lá formados em que, são os que traçam as metas.

E assim vamos indo cada dia mais para o buraco, perdendo competitividade no exterior pois não transportamos de forma correta nossa produção. Vejam os grãos, que se perdem estrada afora. Um absurdo o que se perde de soja e milho, que poderia estar matando a fome de muitos ou barateando o custo. Vamos perdendo nosso patrimônio ferroviário duramente construído ao longo de décadas. Nossas ferrovias vão sendo aos poucos substituídas por estradas de rodagem mal feitas e mal conservadas e o país se "orgulha" de ser um dos maiores do mundo em acidentes rodoviários.

Meus pêsames ao governo federal, à VLI (FCA) e a essa agência chamada ANTT, que mais uma vez se dobra ao domínio da rodovia e fecha mais uma ferrovia.

Busquem soluções enquanto aquelas linhas lá estão.  

 

 https://www.youtube.com/watch?v=qNtnP-d3ZS8

 

O Brasil acabou!

Exibições: 681

Comentar

Você precisa ser um membro de Amantes Da Ferrovia para adicionar comentários!

Entrar em Amantes Da Ferrovia

Publicidade

Membros

Eventos

maio 2017
DSTQQSS
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031
       

Música

Carregando...

Últimas atividades

sushanta postou um status
"State Of Origin Live Streaming 2017 Free On PC, MAC, Laptop, Ipad https://www.facebook.com/stateoforiginliveonline/"
9 horas atrás
sushanta postou um status
"Free Nascar Food City 500 Live Streaming 2017 Online Computer, Laptop, Ipad https://www.facebook.com/nascarlivestreaming/"
9 horas atrás
foll postou um status
18 horas atrás
foll postou um status
ontem

© 2017   Criado por Amantes da Ferrovia.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço