Amantes Da Ferrovia

Apaixonados por trem

Fim do trem da Bauxita Cataguases/MG a Barão de Angra/RJ

"Um trem-de-ferro é uma coisa mecânica, mas atravessa a noite, a madrugada, o dia, atravessou minha vida, virou só sentimento".

Adélia Prado

É com imensa tristeza que venho aqui hoje anunciar que o Trem da Bauxita entre Cataguases/MG e Barão de Angra/RJ, acabou!

A FCA (VLi) encerrou a única carga nesta linha e agora todos sabemos o que irá acontecer.

 

http://www.agorajornais.com.br/site/component/k2/item/379-trem-de-b...

 

“O último trem de bauxita que faz o trajeto Cataguases para Três Rios passou por Além Paraíba no dia de hoje, 01 de agosto de 2015, entre 10 e 14 horas.
A suspensão das operações da ferrovia é tida como temporária enquanto a concessionária do trecho estuda a possibilidade de firmar novos contratos. 
Procuradoria da República de Juiz de Fora enviou ofício ao Prefeito Fernando Lúcio, assinado pelo procurador Marcelo Borges de Mattos Medina, em que ressalta a responsabilidade do município de Além Paraíba quanto à coibição de ocupações e de construções indevidas nas faixas de domínio público da ferrovia, bem como de atividades que ponham em risco a integridade e a segurança da via permanente, do material rodante, dos equipamentos e das instalações ferroviárias.
A empresa VLI, empresa controladora da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), informou em nota o fim do Trem de Bauxita:”

 

Nota da VLi (FCA):

 

“A VLI, empresa controladora da Ferrovia Centro-Atlântica, informa que o contrato de transporte de bauxita com a atual usuária do trecho entre Cataguases (MG) e Três Rios (RJ) encerrou-se em maio desse ano. Após conversas entre as ambas as partes, optou-se pela não continuidade do contrato e término do transporte do produto, o que acontecerá no mês de julho. A VLI seguirá fazendo a manutenção do trecho em questão e se mantém aberta a novas possibilidades de contrato para transporte na região. Caso não haja demanda, serão realizados estudos para avaliar a possibilidade de devolução para a União. A VLI ressalta que não estão previstas demissões em razão do término desse transporte. Oportunidades de realocação em outras localidades de atuação da empresa serão apresentadas para os empregados.”

 

Minha opinião:

 

Mais um golpe na ferrovia. Com certeza mais um ramal que encerra sua operação e não haverá novas cargas, pois vivemos no país do caminhão. Infelizmente o Brasil abandona o transporte mais econômico e viável que é o ferroviário, em troca do transporte rodoviário que polui, que mata e que congestiona ruas e estradas.

Precisamos de ferrovias e algo tem que ser feito para que este trecho entre Cataguases/MG - Barão de Angra/RJ,  não desapareça em breve como aconteceu com o de Cataguases/MG a Ponte Nova/MG e tantos outros país afora. A irresponsabilidade de nossos governantes, da ANTT, da concessionária FCA (VLi) e dos órgãos que deveriam zelar pela ferrovia chega a ser nojenta. O Brasil está atolado numa crise e é hora de resgatar a ferrovia. Mas não, no Brasil desgovernado, quem mandam são os carteis. O cartel do transporte rodoviário dá as cartas e impõe sua vontade. Caminhões acima do peso destruindo  e matando nas estradas. Enquanto isso, países evoluídos tem o transporte ferroviário em primeiro plano. O Brasil na contramão, abandona ferrovias, como este trecho, que hoje opera (operava) apenas entre Três Rios/RJ e Cataguases/MG, quando até 1996, operava até Ponte Nova/MG com ligação a Belo Horizonte e os ramais de Campos/RJ e Vitória/ES. Tudo isso hoje abandonado ou subutilizado. Trilhos roubados, invasões, demolições (por parte até de prefeituras) se tornaram a realidade das linhas concedidas à FCA. Nada é feito pela ANTT e pelo governo federal, para impedir o desmanche destas linhas.  Sabemos que infelizmente este trecho entre Cataguases e Barão de Angra (o que sobrou ainda hoje da saudosa Estrada de Ferro Leopoldina em Minas e Rio) tem fim certo: erradicação em breve!

Fica a pergunta: como será feito o transporte da bauxita extraída em Cataguases (Barão de Camargos)? Será por caminhões? Pela rodovia Rio-Bahia (BR-116) que liga Três Rios/RJ a Além Paraíba-Leopoldina-Cataguases? Uma estrada já extremamente perigosa? Os mais de 30 vagões de bauxita serão agora substituídos por aproximadamente 60 caminhões de 3 eixos (ou mais), esburacando as estradas, causando lentidão, acidentes e matando?

É muito curioso, pois recentemente um pedágio nas proximidades de Sapucaia/RJ foi inaugurado. Ora, trem não paga pedágio, mas um caminhão (aliás, 60 caminhões) pagam e caro, com seus mais de 3 eixos...

Está ai talvez a confirmação da força da rodovia sobre a ferrovia, pois sabemos que muitos são os “beneficiados” com as praças de pedágio, que, aliás, nada tenho contra, pois se bem usado o dinheiro deve ser revertido em obras para melhorias. Só que o Brasil não acorda para o fato de que carga média e pesada deve ser feita por FERROVIA, para o bem da rodovia, pois como sabemos, caminhões extrapolam o peso e destroem a via. Devemos deixar as estradas para outras finalidades. Mera constatação do óbvio.

Agora, sobre a linha abandonada, irão brotar em breve novas ruas, estradas, praças. Tudo para favorecer "alguém" e mais uma vez o transporte rodoviário vence. Chega! O Brasil não merece esse descaso, nossas ferrovias merecem respeito. Ferrovia é a solução, mas infelizmente parece que ninguém enxerga isso. Gente sem cultura, sem noção e sem visão é assim mesmo, troca o trem pelo caminhão. Técnicos do governo sabe-se lá formados em que, são os que traçam as metas.

E assim vamos indo cada dia mais para o buraco, perdendo competitividade no exterior pois não transportamos de forma correta nossa produção. Vejam os grãos, que se perdem estrada afora. Um absurdo o que se perde de soja e milho, que poderia estar matando a fome de muitos ou barateando o custo. Vamos perdendo nosso patrimônio ferroviário duramente construído ao longo de décadas. Nossas ferrovias vão sendo aos poucos substituídas por estradas de rodagem mal feitas e mal conservadas e o país se "orgulha" de ser um dos maiores do mundo em acidentes rodoviários.

Meus pêsames ao governo federal, à VLI (FCA) e a essa agência chamada ANTT, que mais uma vez se dobra ao domínio da rodovia e fecha mais uma ferrovia.

Busquem soluções enquanto aquelas linhas lá estão.  

 

 https://www.youtube.com/watch?v=qNtnP-d3ZS8

 

O Brasil acabou!

Exibições: 219

Comentar

Você precisa ser um membro de Amantes Da Ferrovia para adicionar comentários!

Entrar em Amantes Da Ferrovia

Publicidade

Membros

Música

Carregando...

Últimas atividades

© 2017   Criado por Amantes da Ferrovia.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço