Amantes Da Ferrovia

Apaixonados por trem

(Alfredo Colenci Junior-Prof.Dr.)

         José Colenci, meu tio e padrinho, trabalhou muitos anos na Estrada de Ferro Sorocabana, na chefia das oficinas de manutenção de locomotivas e vagóes, morando em Mayrink. Espirito alegre e desapegado sempre se mostrou altamente comprometido com seu trabalho, entre ferramentas e graxas e óleos a recuperar os comboios. Assim o conheci, criança que fui um dia, ao me dar conta dos personagens, como ele,  que marcaram positivamente minha vida. Das histórias que guardei, cabe registrar o fato de que, numa certa ocasião, em sua casa em Mayrink, disponibilizada pela Sorocabana, ele criava nada menos do que uma onça...Conta-se também, que certa ocasião, ele e sua esposa Euridice Pereira da Silva Colenci, D.Lidoca, seguiam em viagem à Botucatu, pelo antigo trecho da serra, por Vitoriana, num comboio levado por uma locomotiva Maria Fumaça. Estavam vestidos com toda elegância que a ocasião exigia, estando José Colenci, excepcionalmente, pois não era este seu estilo, de terno de linho branco 120, camisa de cambraia e gravata....Mas, de repente, em pleno percurso da serra, pára o trem e vem a notícia da máquina quebrada...José não se conteve, desceu e caminhou até a locomotiva que ainda soltava seus vapores, dando a impressão de, mesmo ela, não aceitar essa parada forçada...A causa da pane logo foi identificada. Era visível...O longo braço da manivela que transmitia toda a força motora às rodas, simplesmente, havia se soltado...José não teve dúvida. Tirou o paletó, arregaçou as mangas da camisa, afrouxou a gravata e com a ajuda do maquinista e do foguista, posicionou a pesada alavanca no ponto de ligação da roda, e com uma marreta, pôs a bater até ocorrer o encaixe...Pronto, o comboio estava novamente em condições de seguir viagem...José estava satisfeito por ter concluído seu trabalho, em benefício de todos os passageiros...Mas o custo foi alto! Sua roupa se impregnou de graxa dando motivo aos xingamentos inconformados de sua esposa, sempre enérgica... De Mayrink, por merecimento, José Colenci foi transferido e promovido para as Oficinas de Sorocaba, onde se aposentou após quase 40 anos de trabalho...

        Ao se aposentar,por volta de 1960, por seu espírito dinâmico incansável, passou a prestar serviços na Cia. Metropolitana de Engenharia. Numa das viagens que nossa família estava fazendo em direção à Mongaguá, no belíssimo trecho Mayrink-Samaritá, entre túneis, cachoeiras, viadutos, fomos surpreendidos com um grupo de trabalho dessa Companhia instalando torres de eletrificação ao longo da serra, em pleno mato. Qual surpresa quando meu pai pode ver, não menos que, de passagem, pois o trem já seguia, seu querido irmão de capacete na cabeça, em seu novo desafio...Depois disso, ele foi implantar a ferrovia Brasil-Bolivia, instalando-se em Ladário( Corumbá), onde ficou por muitos anos...Coisas que só a ferrovia proporciona! 

Exibições: 88

Comentar

Você precisa ser um membro de Amantes Da Ferrovia para adicionar comentários!

Entrar em Amantes Da Ferrovia

Publicidade

Membros

Música

Carregando...

Últimas atividades

Jibon mum postou um status
ontem
sushanta postou um status
"Watch IPL T20 2017 Live Stream Online Scores & Schedule https://www.facebook.com/Iplt20livestreamfree/"
ontem
sushanta postou um status
"State Of Origin Live Streaming 2017 Free On PC, MAC, Laptop, Ipad https://www.facebook.com/stateoforiginliveonline"
sexta-feira
sushanta postou um status
"Anthony Joshua vs Wladimir Klitschko Live Streaming Free PPV Online PC, Mac https://www.facebook.com/ppvboxinglivestreaming/"
sexta-feira

© 2017   Criado por Amantes da Ferrovia.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço