A Locomotiva a vapor é uma locomotiva propulsionada por um motor a vapor que compõe-se de três partes principais: a caldeira, produzindo o vapor usando a energia docombustível, a máquina térmica, transformando a energia do vapor em trabalho mecânico e a carroçaria, carregando a construção. O vagão-reboque (também chamado "tender") de uma locomotiva a vapor transporta o combustível e a água necessários para a alimentação da máquina. As primeiras locomotivas
apareceram no século XIX sendo o mais popular tipo de locomotiva até ao fim da Segunda Guerra Mundial. No Brasil as locomotivas a vapor receberam o apelido de "Maria-Fumaça" em virtude da densa nuvem de vapor e fuligem expelida por sua chaminé, sendo que no final do século XIX e início do século XX, os matutos e caipiras, davam-lhe o nome de "Balduína", uma corruptela de Baldwin, a marca das locomotivas de origem norte-americana, usadas à altura.

Exibições: 2669

Comentar

Você precisa ser um membro de Amantes Da Ferrovia para adicionar comentários!

Entrar em Amantes Da Ferrovia

Comentário de Neida Lucia Barzoti em 19 dezembro 2012 às 5:48

                    Muito bom Bruno, sempre esclarecendo, abraço,

Comentário de Bruno Crivelari Sanches em 18 dezembro 2012 às 19:56

A locomotiva a vapor assusta no inicio, mas conhecendo ela deixa de ser tão assustadora. Essas grandes possuem mais itens que as nossas, principalmente porque geralmente eram modelos "completos", aqui as ferrovias na maioria dos casos pediam apenas o básico e quando vinham com extras, removiam assim que elas chegavam.

Outro detalhe é que as vezes, muitos itens são duplicados de ambos os lados, para maquinista e foguista poderem operar.

E a maquina vapor tem uma particularidade bem interessante, que em outras não é possível, você literalmente vai seguindo os canos e vendo onde cada um vai, com isso vai descobrindo para que serve cada registro :).

Algumas ferrovias por exemplo padronizavam a cabine, como no caso da Central do Brasil, todas locomotivas da Central possuem os controles praticamente no mesmo lugar e padronizados.

Comentário de Neida Lucia Barzoti em 18 dezembro 2012 às 8:17

               Profissão maquinista é difícil não, é muuuuuuuuito difícil, quanto controle!!!!!!!!!!!! 

Comunidades

Últimas atividades

Mauricio Cardim atualizaram seus perfis
28 Set
Mauricio Cardim postou um status
"O que Tenho muitos cartões postais lançados, inclusive recentes. Vendo e faço permutas. Mauricio Cardim Caixa Postal 61 - IP"
28 Set
JOSEMAR DOS SANTOS DINIZ compartilhou um perfil em Facebook
11 Set
Eliane Marques atualizaram seus perfis
26 Ago

© 2018   Criado por Amantes da Ferrovia.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço