Transporte ecológico: designer projeta trem autossustentável

O designer Marco Gallegos criou um conceito de trem inovador. No projeto, chamado de Auto-Train, uma composição ferroviária levará, a um só tempo, automóvel e motorista. A ideia é que o trem se encaixe em trajetos muito longos para se percorrer de carro, mas muito curtos para uma viagem de avião. Comum em trens de alta velocidade, a energia que move a composição é elétrica, alimentada por um ramal que acompanha o traçado da linha férrea.

Para economizar tempo, Marco idealizou um tipo de trem onde os vagões possam ser reordenados e destacados sem demora. Desta forma, um determinado vagão pode parar na estação, enquanto o restante do trem segue viagem. Ou ainda, uma seção do trem pode viajar em separado por outro ramal da linha.

Vagões carregam os carros e seus motoristas (Foto: Reprodução)Vagões carregam os carros e seus motoristas (Foto: Reprodução)

Além disso, os vagões são pensados para serem de uso individual. Isso significa que um viajante não precisa obrigar todo o trem a parar em determinada estação, basta apenas que a seção onde o passageiro está se destaque e dirija-se para a estação desejada.

Vagões podem se separar do trem para se dirigir a destinos específicos (Foto: Reprodução)Vagões podem se separar do trem para se dirigir a destinos específicos (Foto: Reprodução)

Além dessa praticidade, o trem dispensa a presença de condutores. Totalmente automatizado, o controle dos vagões é realizado por sistemas embarcados, que direcionam o trem pelas linhas, usando o conceito de uma tecnologia já existente no transporte ferroviário de alta velocidade e em alguns metrôs do mundo, como o de São Paulo.

Exibições: 203

Comentar

Você precisa ser um membro de Amantes Da Ferrovia para adicionar comentários!

Entrar em Amantes Da Ferrovia

© 2018   Criado por Amantes da Ferrovia.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço