Amantes Da Ferrovia

Apaixonados por trem

Trem de Sorocaba a São Paulo deve operar em 2017

O trem que transportará passageiros entre Sorocaba e São Paulo começa a operar em 2017, segundo o diretor de Planejamento da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), Silvestre Eduardo Ribeiro. O projeto foi apresentado nesta quarta-feira na cidade do interior de São Paulo. Os usuários de Sorocaba poderão embarcar na estação da região central ou na do bairro de Brigadeiro Tobias. O expresso regional fará uma única parada durante o percurso, na estação de São Roque, para atender passageiros da região. A viagem de Sorocaba à capital deve durar 47 minutos, incluindo a parada.

De acordo com Ribeiro, ainda não está definido se a chegada do trem em São Paulo será no bairro Pinheiros ou na Água Branca. A escolha deve levar em conta as facilidades para integração com o metrô paulistano e com o sistema de ônibus urbanos. A nova linha acompanhará apenas em parte o eixo da ferrovia atual, administrada pela America Latina Logística (ALL) e utilizada para transporte de cargas. Em razão da velocidade dos trens, o traçado eliminará curvas e seguirá em parte a rodovia Castelo Branco. As composições terão capacidade de 300 a 900 passageiros e sairão, inicialmente, em intervalos de 15 minutos. Em horários de pico, a linha comportará trens saindo a cada três minutos. A CPTM prevê investimentos de R$ 4 bilhões e a obra será feita através de parceria Público-Privada.

O governo estadual pretende construir 436 km de linhas para trens de passageiros no Estado de São Paulo, em dois eixos principais. O primeiro sai de Americana, passa por Campinas e Jundiaí e chega à capital, de onde segue pela região do ABC até a Baixada Santista. O segundo sai de Sorocaba, passa pela capital e vai até São José dos Campos, no Vale do Paraíba, de onde pode ser estendido até a cidade de Campos do Jordão. O trecho entre Campinas e a capital deve ficar pronto até 2016. Fonte http://www.revistaferroviaria.com.br/index.asp?InCdEditoria=1&I...

Exibições: 1463

Comentar

Você precisa ser um membro de Amantes Da Ferrovia para adicionar comentários!

Entrar em Amantes Da Ferrovia

Comentário de milton tavares cardoso em 19 outubro 2013 às 9:49

Samuel, vc aí falou em REPÚBLICA, vc sabe o q significa essa palavra?  Vem do latim: RES q significa COISAS e PÚBLICA q significa DO POVO.  Dos 190 milhões de brasileiros eu dou um placar q,  quem sabe disso são na faixa de umas 20 ou 30 pessoas, pois nem os próprios universitários q estuda na faculdade ñ sabe. Então, nas eleições q é PARA PRESIDENTE DA REPÚBLICA é fulano, q pode ser Dilma e qualquer outro, eu lhe pergunto, isso existe?  A ferroviária por ex; mesmo tendo sido custeado por recursos públicos, mas, p,ra o presidente é DELE, fernando Henrique Cardoso usou muito isso.  Veja agora por ex; o campo petrolífero do  RJ vai ser leiloado e meia dúzias de petroleiros parados e o montante ñ, vai ser leiloado segunda-feira, dia 21.10.2013   e q ñ deve. Sabe porq vai ser leiloado? porq o brasileiro, q deveria ter 4 cascos com uma única unhha grande, só tem 2 com várias unhas pequena.

Comentário de Pedro de Jesus Pereira em 5 setembro 2013 às 14:46

Nossa, meu amigo. Sei que posso chama-lo assim, pois é um amante da ferrovia como eu. Essas noticias soam como música em meus ouvidos! Será que um dia ainda ouviremos o apito nostálgico do trem? Será que também  ainda veremos os rostos felizes de crianças e adultos nas janelas dos saudosos comboios? Que os anjos digam AMÉM!..................

Comentário de fernando borges da costa em 28 fevereiro 2013 às 12:07

ta mais que na hora de reativar ferrovia de sao paulo a sorocaba  ate que fim a governo vai fazer  alguma coisa boa 

Comentário de Elizabeth Garcia de Souza em 18 fevereiro 2013 às 17:45

BOA TARDE, E TRENS PARA SÃO JOSE DO RIO PRETO? DEPENDE DO GOVERNO, MAS SE SÓ EM 2017 QUE VAI OPERAR EM SOROCABA, FICOU UMA FRUSTAÇÃO PARA QUEM ESPERAVA POR TRENS DE PASSAGEIRO NESTE TRECHO ( SAO PAULO A SANTA FÉ DO SUL,

DEVAGAR  OU NÃO, SO SEI QUE ERA EMOCIONANGE VIAJAR DE TREM, MESMO EM 9HS DE VIAGEM ERA UM DELEITE  VIAJAR CONTEMPLANDO A NATUREZA, MAS, FICOU PARA TRAZ E PELO VISTO NAO HÁ ESPERANÇA QUE VOLTE O TRANSPORTE FERROVIARIO DE PASSAGEIROS NO FUTURO , OS GOVERNOS NAO TEM MUITO INTERESSE , E QUEM PAGA POR ISSO E A PROPRIA POPULAÇÃO OS QUE AMAM E SÃO AMANTES DA FERROVIA,

Comentário de milton tavares cardoso em 4 fevereiro 2013 às 16:33

Ainda em 2017 e q já passou do prazo? E o q houve antes ficou em q? Certamente atendeu a uma sebosa política governamental p,ra priorizar ao empresário e tbm IPVA e pedágios. Se fosse em 2014 ainda estava tardio, quanto mais 2017.

Comentário de Samuell Alexandre em 26 dezembro 2012 às 21:23

quanta enganação hein?? adoro ver como esse pessoal mente para abocanhar verbas que com certeza serão para obras superfaturadas! aguardem e verão como isso vai ser...

fico impressionado em ver a falta de coragem no governo (aliás isto não é nenhuma novidade nos políticos no Brasil) em ''peitar'' as poderosas do setor de cargas ferroviárias! nada pode ''atrapalhar'' os cargueiros!!

eliminar cuvas?? então vamos eliminar curvas das rodovias imediatamente, já que o negócio é: trem tem que correr e competir com o avião e os carros (vão construir um trecho da linha seguindo uma rodovia!!! meu Deus do céu!!!).

é caro Edson, e pensar que ferrovias já foram, um dia, construídas no nosso país, pensando na integração nacional e no tranporte de passageiros e cargas mutuamente!! 

alguma coisa deve estar muito errada Edson, pois há 50 anos o trem andava devagar, mas atendia a todos sem discriminação, transportava pessoas ricas e pobres, cargas de grandes e pequenos produtores/empresários e mais: os trens de cargas paravam nos desvios para dar preferência de passagem aos comboios de passageiros e isso era imposto por força de lei antes e vigora até hoje, mas a ganância e ambição nos dias atuais andam tão fortes e estimuladas, que a carga prevalece sobre o transporte de passageiro. é o lucro ''nas alturas'' acima de qualquer coisa...

4 bilhões!! seriam muito mais úteis na recuperação total da via já existente, estações abandonadas, vagões e locomotivas sucateadas e ainda sobraria muuuuuuuuuuuuiiiiiiiiiiiiiiitooooo dinheiro para recuperar muita estrada de ferro no estado de SP para passageiros e com fins comerciais!!!

mas isso aqui é: REPÚBLICA!!!

ah se fossemos uma monarquia parlamentarista como no Japão, Inglaterra, Canadá, Austrália...

êpa já fomos! e por incrível que pareça todo o sistema ferroviário brasileiro foi idealizado e começou a ser implantado exatamente no Brasil Império sob D. Pedro II, que muito incentivou o Barão de Mauá, também monarquista e pioneiro no investimento e implantação de ferrovias no Brasil. diga-se de passagem: D. Pedro II idealizou uma rede ferroviária interligando todas as regiões do país para efeito de integração nacional onde todo o sistema convergeria para a Central do Brasil, que recebeu este nome justamente, no Brasil Império e que deveria ser a ''espinha dorsal'' de todo o sistema férreo nacional. tanto é que em seu projeto original, a Central deveria chegar a Belém do Pará, cortando toda a região central do Brasil, daí o nome. mas depois veio o golpe, a república, o imperador foi expulso junto com sua família (como se fossem ladrões) e o novo ''reinado'' que se perdura até hoje no país é a sacanagem política. as consequências disto se refletiram diretamente nas ferrovias décadas mais tarde e hoje eu te pergunto:

a atual (o que sobrou dela) rede ferroviária brasileira cumpre, sinceramente, com o papel de integração nacional??

Comentário de LEONAM DA SILVA FERREIRA em 25 dezembro 2012 às 18:13

  AMIGÃO EDSON, BOA NOITE. ESPERO QUE O SEU NATAL ESTEJA SENDO MUITO BOM E ASSIM O SEJA O ANO DE 2013.  DESEJO QUE ESSAS SEJAM O PRENÚNCIO DE MUITO BOAS NOTÍCIAS FERROVIÁRIAS.

Comentário de Neida Lucia Barzoti em 23 dezembro 2012 às 6:10

                  Com certeza Edson, postar as fotos, um dia consigo. abraço.

Comentário de Edson Lanznaster em 22 dezembro 2012 às 15:54

 A primeira viagem tem que registrar direitinho Neida, e depois postar as fotos no amantes.

Publicidade

Membros

Música

Carregando...

© 2017   Criado por Amantes da Ferrovia.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço