Amantes Da Ferrovia

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UM POUCO DA HISTÓRIA FERROVIÁRIA DE MINAS GERAIS

Próxima parada: Estação de Divinópolis

Segunda-feira, 13 de maio de 2013 às 9h 41 - Atualizado às 10h 34 - Por: AMILTON AUGUSTO

O trem já foi o principal meio de transporte do Brasil. Em Divinópolis sua representatividade é intrínseca à cultura e ao desenvolvimento urbano. Conheça um pouco mais desta tradição em nossa cidade e saiba o que o trem já representou culturalmente para

Próxima parada: Estação de Divinópolis

Você já parou para pensar como seria, se em um curto espaço de tempo, o automóvel não fosse mais seu principal meio de transporte? Quais seriam as alterações do cotidiano, em toda sociedade, se o carro, o ônibus, os caminhões deixassem de existir e um novo meio de transporte fosse utilizado? Pois um fato análogo aconteceu nas décadas passadas e o trem foi quem cedeu espaço ao novo sistema de transporte, a rodovia.
Já conhecemos que o principal propulsor do desenvolvimento divinopolitano foi a ferrovia.

Muitas teses e discussões já foram feitas a respeito do crescimento da cidade em decorrência da chegada da malha ferroviária. A Matéria Especial foi conhecer o outro lado desta história, que até então, foi pouco discutida e pouco registrada: a cultura do transporte de passageiros em Divinópolis.

Sem nossas estações ferroviárias, provavelmente, Divinópolis não passaria de um pequeno município atravancado no tempo. Pouco se fala no fim do sistema ferroviário como principal meio de transporte de passageiros e de carga. Pesquisamos e conhecemos esta história e ainda apuramos em qual patamar está a transposição dos trilhos da área urbana do município. Confira!

 

História


Em 1852, o imperador D. Pedro II criou a lei federal que autorizava a construção de estradas de ferro no Brasil. Até meados do século XX, o trem foi o principal meio de transporte interno no Brasil. Tudo se transportava em vagões e carros de passageiros (como eram chamados os vagões que transportavam pessoas): alimentos, encomendas, animais, valores...
Seguindo esta onda de desenvolvimento ferroviário, o Arraial do Espírito Santo de Itapecerica recebeu sua primeira estação em 1890, conhecida como Estação de Henrique Galvão, nome do engenheiro-chefe que traçou a ferrovia até o arraial. Originalmente ela foi construída próxima onde hoje funciona a Escolinha de Futebol do Flamengo, na Rua do Contorno.

Cerca de 20 anos depois de sua construção ela foi transferida para a Estação de Divinópolis, no prédio que se conserva até hoje atrás da UPA Central.

As estações eram construídas em pontos estratégicos, próximas às cidades e aos lugarejos. Viajar de trem não era tão simples e tão rápido quanto é viajar hoje de ônibus ou avião. Para se ter uma idéia, uma viagem de Divinópolis para São João Del Rei ou para Barra do Paraopeba, gastava-se cerca de 12 horas: o trem partia pela manhã bem cedo e chegava ao destino no final do dia, em uma velocidade média de 40 a 45 km/h.

Em Divinópolis havia duas linhas: a primeira, com bitola de 76 cm, ligava Barra do Paraopeba (Morada Nova de Minas) a Sítio, uma comunidade próxima as cidades de São João Del Rei e Barroso; a segunda linha ligava a capital Belo Horizonte à cidade de Garças de Minas, atualmente a cidade de Iguatama. Havia nesta linha uma bifurcação que ligava também a cidade de Lavras e todo Sul de Minas.

Para viajar de trem era preciso conhecer a rota das estações e fazer baldeações para atingir o destino. Por exemplo, para ir até São Paulo era preciso pegar um trem para Lavras e de lá pegar vários outros entroncamentos que levasse até São Paulo. A viagem poderia levar dias e vários trens poderiam ser usados por uma única pessoa.

A pesquisadora Batistina Corgozinho é autoridade no assunto e de acordo com sua tese, a ferrovia tem uma importância fundamental para expansão da cidade, como ela mostra em seu livro “Nas Linhas da Modernidade”: “A instalação das oficinas da EFOM teve um significado fundamental, pois representaram o surgimento da primeira grande fábrica na cidade, consolidando-se como uma nova estrutura de trabalho e produção. Elas constituíram-se em um dos principais fatores do progresso de Divinópolis. As atividades ferroviárias passaram a ser, a partir daí, o principal sustentáculo da expansão na cidade”, narrou.
A ferrovia foi perdendo espaço no Brasil diante da necessidade de desenvolvimento em infra-estrutura. Desde meados do século XX, a partir do governo de JK, as ferrovias foram cedendo espaço às rodovias.


Memória

O senhor Ari Alvarenga tem 80 anos e desde criança é aficionado em ferrovia. Ele é uma fonte inesgotável de memórias sobre a ferrovia em Divinópolis e nos contou muitas curiosidades a respeito do transporte de passageiros.

“Eu fui admitido na Rede Mineira de Viação em 1951. De lá pra cá dediquei minha vida toda na manutenção de locomotivas. Na estação de Divinópolis saiam por volta de 5 trens. De manhã cedo, por volta de cinco horas, passava aqui o trem noturno que vinha de Lavras e ia para Belo Horizonte, além dele tinha um outro que também ia para BH. Também na parte da manhã saia um trem misto (passageiro e carga) para Garças de Minas, lá em Garças tinha outros trens que davam sequências nas viagens. Por volta de sete horas da manhã saia um trem de Divinópolis para Oliveira, Bom Sucesso e para a estação de Aureliano Mourão, na região de São João Del Rei. Além desses trens, tinham também os trens de cargas que saiam para diversos lugares. Até 1960 ainda tinha um trem que saia daqui e ia até Barra da

Paraopeba, passando por São Gonçalo do Pará, Nova Serrana, que se chamava Cercado, Conceição do Pará, Pitangui. Essa linha era chamada de “Trem do Sertão”, por que essa região era um sertão bravo. As estações eram muito movimentadas, como se fossem hoje as rodoviárias, só que tinha mais importância naquela época, pois tudo chegava ou saia pela estação. Por meados de 1970 nós saíamos em turma para a estação para passear, arrumar namoradas. O trem noturno que vinha de Belo Horizonte passava aqui por volta de 20:30 horas e trazia muita moça bonita, então nós íamos lá para ficar paquerando. A estação era uma forma de lazer também, por tudo isso ela já representou muito para esta cidade. Havia estrada para carro, depois da década de 1970, se não me engano a primeira foi para Itapecerica. Mas era cheia de buracos, muito ruim e nem todo mundo tinha carro. Quando chovia era impossível passar pelas rodovias, ai só ia de trem” contou senhor Ari.


Atualidade

A Estação de Divinópolis é tombada como patrimônio histórico municipal desde 1988. Isso significa que ela não pode ser demolida nem ter sua estrutura original modificada. Entretanto, a prefeitura luta pela cessão do espaço de forma definitiva para que sejam desenvolvidos projetos reservados aquele espaço, como a instalação do Museu da Memória Ferroviária e ter mais condições de zelo pelo local.

O secretário de Cultura Bernardo Rodrigues explicou que a prefeitura luta pela cessão definitiva, mas não tem obtido sucesso: “A estação, após a extinção da Rede Ferroviária Federal, continuou incorporada ao patrimônio da União, sob responsabilidade da SPU. Em 1998, houve um termo de cessão por comodato ao Município por 60 meses, e desde então não houve renovação. Desde que assumimos a administração, temos reivindicado a cessão do imóvel para Divinópolis, até agora sem sucesso. Atualmente, a Estação é sede do Movimento Negro de Divinópolis, Academia Divinopolitana de Letras e Reciclarte, além de abrigar o acervo do Museu da Memória Ferroviária”.

Outra estação abandonada que chama atenção localiza-se próximo a cerca de 10 km de Divinópolis, na BR-494, sentido Marilândia. Nesta estação, que foi construída exclusivamente para o transporte de cargas, é possível ver uma quantidade enorme de vagões em desuso e deteriorados. O local é conhecido por populares como “cemitério de trens”. Em nota, a Ferrovia Centro-Atlântica, responsável pela estação, informou que parte dos vagões são passíveis de recuperação e aguardam o cronograma interno da empresa para serem reformados. Outra parte está em processo de substituição junto a ANTT e ao DNIT. A empresa mantém ronda periódica no local e informou que a limpeza no espaço só poderá acontecer depois da retirada dos vagões. O local é um centro de curiosidades ferroviárias.


Transposição dos Trilhos

Desde o início da década de 1990 a transposição dos trilhos da área urbana é pauta de discussões políticas. O deputado federal Jaime Martins é uma das principais vozes desta luta e nos afirmou em entrevista que muito em breve o projeto poderá ser colocado em prática: “As obras para o contorno ferroviário de Divinópolis dependem exclusivamente da licença ambiental para que possam ser iniciadas. Todas as discussões, audiências públicas, projetos, avaliações econômicas, técnicas e ambientais já são etapas vencidas. O

Projeto da transposição dos trilhos vem ao encontro do desenvolvimento e se propõe como resolução dos problemas de falta de segurança e organização no trânsito de Divinópolis (MG). As expectativas em relação ao início das obras são muito favoráveis. Projeto aprovado em todas as instâncias, licitado as obras, contrato assinado, cerca de 15000000,00 (quinze milhões) em recursos empenhados para a obra e 50 milhões de uma emenda orçamentária minha autoria aprovada no Orçamento Geral da União (OGU) 2013 e ainda boas perspectivas de Inclusão no PAC Ferrovias. Estamos otimistas.

IN: Próxima Parada: Estação de Divinópolis

PORTAL: G37

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