Este vídeo é de autoria de Hélio dos Santos Pessoa Júnior, filmado na maquete da ASSOCIAÇÃO MINEIRA DE FERREOMODELISMO em Belo Horizonte - MG.

O Trem Rio Doce da Estrada de Ferro Vitória a Minas - Companhia Vale do Rio Doce, conforme é fato já bastante conhecido, surgiu em 1954, em comemoração ao cinquentenário da Estrada de Ferro Vitória a Minas. De 1954 à 1960, a cidade de Nova Era - MG, era o ponto final deste trem de passageiros que fazia correspondência com o Noturno da Estrada de Ferro Central do Brasil, de prefixo NF-1 e NF-2, respectivamente. Ao partir de Vitória - ES, o Rápido Vitória a Minas, como também era chamado o Trem Rio Doce, vinha com o prefixo RD-1 (Rápido 1). De Nova Era à Vitória, tinha o prefixo RD-2 (Rápido 2). A partir de 1960, o Trem Rio Doce passou a ir direto de Vitória à Belo Horizonte, como RD-1 até Nova Era e, de Nova Era até Belo Horizonte, assumia o prefixo NF-32, significando N = Noturno; F= referente ao ramal de Nova Era 32 = referente ao Terceiro Distrito da Central do Brasil. De Belo Horizonte à Nova Era, assumia o prefixo NF-31 e, ao chegar em Nova Era, assumia o prefixo RD-2. Como NF-31 e mesmo como RD-2, de 1965 à 1975, era formado por carros tanto da Vitória a Minas (os de fabricação Santa Matilde) quanto da RFFSA - CENTRAL (de fabricação Trajano de Medeiros - Rio de Janeiro e Horto Florestal - Belo Horizonte). A partir de 1976, quando a RFFSA assumiu toda a malha férrea da Central, o Trem Rio Doce, no ramal de Nova Era passou a ter como prefixo ROB-1 de Belo Horizonte à Nova Era e ROB-2, de Nova Era à Belo Horizonte, continuando, porém, como RD-1 e RD-2 nas linhas da Estrada de Ferro Vitória a Minas. Fato curioso é que, de Belo Horizonte à Nova Era, era chamado de Noturno e, de Nova Era à Vitória, era chamado de Rápido Vitória a Minas até 1983, quando fora suprimido e os trens de passageiros da Vitória a Minas, a partir de 1984 até 1993, com prefixo P-21; P-22; P-23 e P-24, iam somente de Vitória à Itabira e eram todos diurnos. O P-21 ia de Vitória à Governador Valadares. O P-22, de Valadares à Vitória. O P-23, de Governador Valadares à Itabira e o P-24, de Itabira à Governador Valadares. Estes eram os antigos Expressos P-1; P-2; P-3 e P-4. O início da década de 80 marcou o fim de uma era de ouro na história dos trens de passageiros no Brasil, sobretudo os Noturnos!

Classificação:
  • Atualmente, 5/5 estrelas.

Exibições: 114

Comentar

Você precisa ser um membro de Amantes Da Ferrovia para adicionar comentários!

Entrar em Amantes Da Ferrovia

Comunidades

Últimas atividades

Mauricio Cardim atualizaram seus perfis
28 Set
Mauricio Cardim postou um status
"O que Tenho muitos cartões postais lançados, inclusive recentes. Vendo e faço permutas. Mauricio Cardim Caixa Postal 61 - IP"
28 Set
JOSEMAR DOS SANTOS DINIZ compartilhou um perfil em Facebook
11 Set
Eliane Marques atualizaram seus perfis
26 Ago

© 2018   Criado por Amantes da Ferrovia.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço