Amantes da Ferrovia
Amantes da Ferrovia
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

A Lenda do Trem de Ouro

A Lenda do Trem de Ouro
Amantes da Ferrovia
fev. 1 - 4 min de leitura
000

Há mais de 70 anos, no sudoeste da Polônia, um trem nazista supostamente repleto de ouro desapareceu misteriosamente. Um comboio cheio de ouro dentro? Isso motivou muitos historiadores, exploradores e caçadores de recompensa espalhados pelo mundo a realizar buscas pela região para tentar desvendar esse mistério e encontrar o "trem de ouro".

Em 2015, uma dupla de caçadores de recompensas decidiu explorar a área. Segundo eles, pistas que foram recolhidas nas expedições levavam ao local exato do desaparecimento.

Mas será que os dois aventureiros conseguiram encontrar o tesouro perdido? Vamos embarcar nessa aventura cheia de mistérios!

O Sumiço do Trem

Muitas tentativas sem sucesso nas décadas passadas fizeram a população polonesa acreditar que o tesouro perdido era apenas uma mera lenda. Segundo os boatos que circulam na região há décadas, em 1945, um trem blindado que transportava armas – e possivelmente também ouro, jóias, obras de arte e documentos confidenciais – teria saído de Breslau (rebatizada de Wroclaw) e foi levado para os arredores da cidade de Waldbryzich. O trem entrou no túnel próximo ao Castelo Ksiaz, e entre os quilômetros 61 e 65 da via férrea da Baixa Silésia nunca mais saiu. Desapareceu.

O propósito dos nazistas era fazer o trem cruzar as montanhas polonesas para salvar seu tesouro das mãos dos soviéticos e reerguer o Nazismo outra vez. A região montanhosa de Waldbryzich teria contribuído para este objetivo, pois era um dos territórios alemães que serviam de esconderijo. Além disso, possuía uma rede de túneis chamada de Projeto Riese (“gigante”, em alemão), construída no período da Segunda Guerra Mundial, onde produziam material bélico e se protegiam dos possíveis ataques aéreos inimigos. 

Alguns cientistas, exploradores e garimpeiros supõem que após um bombardeio da aviação soviética o blindado teria sido escondido pelos nazistas em um dos túneis, que em seguida foi fechado e teve sua localização “esquecida”. Acredita-se também que o "trem de ouro", conhecido também como "trem de ouro Walvrzych", possuía cerca de 150 metros de comprimento e transportava até 300 toneladas de ouro roubados dos judeus poloneses durante a guerra.

Esse trem reserva muitos mistérios perigosos para os aventureiros! Stanislaw Popiel, especialista da Academia Técnica Militar de Varsóvia, afirma que o trem poderia conter um gás letal chamado Tabun. Mesmo em pequenas quantidades, pode desencadear uma terrível agonia, enquanto as defesas do organismo entram em colapso, até causar a morte. Além disso, por se tratar de um trem militar carregado de armas, poderia haver bombas não detonadas, capazes de causar uma grande explosão.

Koper e Richer: Os caçadores do Trem de Ouro

No final de agosto de 2015, o polonês Piotr Koper e o alemão Andreas Richter anunciaram às autoridades da Polônia informações da localização exata do trem. Segundo a dupla, o paradeiro da locomotiva foi dado após uma confissão de um homem em um leito de morte. Os dois homens contataram o governo polonês por meio de seus advogados, que negociaram as informações passadas mediante um pagamento de 10% do valor dos tesouros encontrados aos seus clientes.

A dupla conseguiu provar pelas imagens tiradas por um radar de penetração de solo que o trem teria 99% de chances de estar na região de Walbrzych. O governo então decidiu iniciar as buscas no mesmo ano. Porém, pouco tempo depois, após serem enviadas duas equipes diferentes no local (a primeira equipe liderada por Koper e Richter), não foram encontradas evidências da locomotiva, embora houvesse possíveis indícios de um túnel desmoronado.

Koper e Richter não desistiram e solicitaram ao governo a permissão para realizar suas próprias buscas pelo local. A escavação particular começou em 15 de agosto de 2016 e terminou sete dias depois. A obra foi financiada por patrocinadores privados, custando um total de 116.000 euros, com uma equipe de 64 pessoas especializadas. Pouco tempo depois a dupla se separou e não retomou as escavações.

Você acha que o trem de ouro existe ou é só uma lenda? Deixe sua opinião nos comentários!


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você