O Monotrilho da Linha 15-Prata do Metrô de São Paulo comemorou 10 anos de operação, consolidando-se como o primeiro monotrilho de grande capacidade na América Latina.
Inaugurado inicialmente entre as estações Vila Prudente e Oratório, o sistema foi expandido em 2018, alcançando a estação Jardim Planalto e oferecendo um serviço mais eficiente aos passageiros.
A linha cresceu ainda mais com a adição das estações Fazenda da Juta, Sapopemba, São Mateus e Jardim Colonial, totalizando 14 km de extensão.
Essa expansão tornou o monotrilho uma opção preferencial para os moradores da região, que agora conseguem se conectar rapidamente a outras linhas do sistema metroferroviário, superando a alternativa das linhas de ônibus que percorrem as avenidas Anhaia Mello e Sapopemba.
A Linha 15-Prata é servida por uma frota de 27 trens Innovia™ 300, equipados com o sistema de sinalização Cityflo™ 650.
Recentemente, o Metrô de São Paulo começou a implantar um sistema totalmente automatizado, sem operadores, utilizando tecnologia driverless e balizas de via para orientação e prevenção de colisões.
No dia 20 de agosto, a linha atingiu um recorde histórico, transportando 140 mil passageiros em um único dia. Atualmente, a Linha 15-Prata opera com 11 estações entre Jardim Colonial e Vila Prudente.
Com a futura expansão para as estações Ipiranga, Boa-Esperança e Jacu Pêssego, além de um novo pátio em Ragueb Chohfi, a linha deverá cobrir 19,1 km e 14 estações, atendendo a uma demanda de 380 mil passageiros por dia.