Amantes da Ferrovia
Amantes da Ferrovia
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

04 rotas de trem incríveis na Alemanha

04 rotas de trem incríveis na Alemanha
Cássio Cristian
mar. 19 - 4 min de leitura
000

Quando falamos de Alemanha muitas coisas vêm em mente, não é mesmo? É possível lembrar da Segunda Guerra Mundial, das famosas cervejas alemãs, do maior festival folk do mundo, a Oktoberfest de Munique. Entram nessa lista de memórias a queda do muro de Berlin, os grandes filósofos, músicos e escritores alemães, os campeões de Fórmula 1, o fatídico 7 x 1, que fez muitos brasileiros apaixonados por futebol chorarem, e por aí vai…Um fato interessante que nem todos se atentam, é que a Alemanha é um país de belas paisagens que a bordo de um trem, deixam a experiência inesquecível. Neste texto vamos conhecer 4 rotas de trem para você visitar no período de férias.

Rota dos Castelos da Alemanha

É considerada uma das rotas de férias mais tradicionais do país, recebendo diversos turistas de todas as partes do mundo. É uma verdadeira viagem de volta a Idade Média, onde o roteiro passa por mais de 70 castelos e pode ser feito da cidade de Frankfurt até Bruxelas. 

O roteiro começa em um trem de alta velocidade, chamado de InterCity Express, que sai Frankfurt com destino ao famoso Castelo de Heidelberg (viagem com duração de cerca de 50 minutos), que no século XVII era considerado a oitava maravilha do mundo. A bordo de outro trem, passa pela cidade de Mannheim onde o turista embarca no trem suíço Eurocity. A duração deste trecho é de cerca de uma hora e meia, passando por lindos castelos até chegar ao destino final, a cidade de Bruxelas. Um ótimo passeio para quem gosta de apreciar cultura.

De Trier para Koblenz – Rota do Mosela

É amante de um bom vinho? Então esse passeio foi feito para você. Esta rota passa pela região das vinícolas mais antigas da Alemanha. Utiliza trens regionais da Deutsche Bahn, sai da cidade histórica de Trier, percorre por mais de 500 km de curvas pelo rio Mosela até chegar em Koblenz. 

Além de fartura de vinhos nos diversos vilarejos e cidades históricas, essa rota é recheada de experiências gastronômicas que podem ser encontradas nas Strausswirtschaften, adegas improvisadas muitas vezes nos porões de bonitas propriedades rurais. O viajante pode se deliciar com pratos típicos como a torta de cebola, pãezinhos de bacon, pão com pasta de gordura e bacon e várias outras opções. Ficou com vontade de experimentar, né?

De Munique para Füssen – Rota Romântica

O trecho Munique – Füssen, operado pela empresa Rail Europe, percorre 325 Km e costuma receber cerca de 2 milhões de turistas por ano. É conhecido como a Rota Romântica e procurado por quem deseja conhecer um dos principais cartões postais da Alemanha, o lindo Castelo de Neuschwanstein, localizado entre as cidades de Hohenschwangau e Füssen, no sudoeste da Baviera.

As cidades e os vilarejos que compõem esta rota trazem uma quantidade enorme de castelos e palácios ao longo do caminho, e são tão incríveis que, embarcar nesse passeio é como entrar em um filme de Fantasia. Agora você deve ter entendido o por quê essa viagem é conhecida como a "Rota Romântica". Ótima dica aos casais apaixonados!

De Offenburg para Konstanz – Rota da Floresta Negra

Essa rota talvez seja a mais conhecida da lista. Diferente do destino anterior, esse passeio  é diferenciado pelas suas paisagens deslumbrantes e misteriosas. A Floresta Negra (Schwarzwald em alemão) é uma cordilheira que se estende por 200 km no sudoeste da Alemanha, atravessada pela linha divisória de águas entre o Oceano Atlântico e o Mar Negro. 

A viagem percorre uma linha ferroviária de 150 km de paisagens memoráveis entre Offenburg e Konstanz, passando por túneis,  árvores de galhos escuros e florestas de pinheiros. Paisagens que inspiraram a mitologia local, repleta de bruxas, lobisomens e duendes. Também serviu para inspirar os contos dos Irmãos Grimm, como a história de João e Maria.

Depois dessa viagem por algumas rotas alemãs, as viagens de trem também vão ficar em nossa memória, não é mesmo? Diz aí, qual desses passeios mais te chamou a atenção? Deixe nos comentários!


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você