Amantes da Ferrovia
Amantes da Ferrovia
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Trem de carga levando coronavírus, mito ou verdade?

Trem de carga levando coronavírus, mito ou verdade?
Cássio Cristian
abr. 20 - 3 min de leitura
020

No mês de março, usuários de mídias sociais compartilharam imagens manipuladas de vagões de trem marcados com COVID-19, alegando falsamente que os EUA estavam por trás da disseminação do coronavírus.

Uma versão mais completa da foto mostra o trem estendido com a marcação “GATX 208630” – significando que o trem pertencia à GATX Corporation, uma locadora global de vagões que opera na América do Norte.

Os vagões pertencentes à corporação não possuem uma etiqueta no local em que a palavra COVID-19 foi colocada na imagem. Parece que a descrição foi adicionada digitalmente na foto, pois a fonte é muito mais proeminente e ousada que o código GATX.

 

Na época, um usuário do Instagram compartilhou a foto com comentários sugerindo que o governo estava espalhando o vírus como uma forma de pressionar pelo teste de vacinas e, assim, poderia declarar a Lei Marcial – sistema de leis que tem efeito quando uma autoridade militar assume o controle da administração de todo o Estado!

Em outra publicação, uma pessoa afirma que a “foto reforça a tese de que a China - para dar um golpe na economia mundial-  infectou seu próprio povo, espalhando o vírus pelo mundo”.

A Association of American Railroads é a responsável por gerenciar etiquetas de identificação utilizadas em ferrovias. Segundo a Associação, essa marcação é a identificação de uma empresa para fins tarifários e contábeis.

Segundo a Railinc, uma organização que mantém dados sobre o setor ferroviário norte-americano, não há trens com o registro COVID-19. Ainda de acordo com a instituição, as regras que regem as marcas registradas permitem apenas de dois a quatro caracteres alfanuméricos – "COVID-19" não atenderia a esse padrão.

Organização Ferroviária Mundial: fornecimento de medidas concretas contra à COVID-19 aos membros e parceiros

A União Internacional de Caminhos de Ferro (na sigla em inglês, UIC), como plataforma técnica de cooperação ferroviária a nível mundial, reúne uma vasta rede de especialistas no assunto, o que permite a troca de melhores práticas para o setor.

No contexto da COVID-19, a força dessa rede é usada para oferecer aos membros e parceiros a possibilidade de trocar informações regulares sobre status e medidas preventivas, especialmente levando em conta o fato de que as ferrovias – juntamente com outros meios de transporte – apresentam um ambiente favorável para a propagação do coronavírus.

Essa força-tarefa, lançada pela UIC em 05 de março de 2020, criou um documento chamado “Gerenciamento da COVID-19: Orientação para das partes interessadas da ferrovia” – uma série de potenciais medidas para o setor ferroviário.

Por enquanto, empresas ferroviárias têm enviado contribuições de todo o mundo, incluindo: Áustria, Bulgária, Canadá, China, Dinamarca, França, Alemanha, Hungria, Irã, Israel, Itália, Japão, Noruega, Polônia, Portugal, Eslováquia, Coreia do Sul, Espanha, Holanda e Estados Unidos da América.

Vale lembrar que este documento continuará sendo atualizado durante toda a crise e a UIC está publicando as contribuições contínuas de seus membros para ajudar a todos no gerenciamento da resposta global à COVID-19.

Para quem tem interesse em participar do Grupo da Força-tarefa COVID-19, basta se cadastrar no LinkedIn.

E você, como tem lidado com as fake news? Deixe seu comentário! :)


Denunciar publicação
    020

    Indicados para você