Amantes da Ferrovia
Amantes da Ferrovia
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Trem Republicano e a retomada da economia regional

Trem Republicano e a retomada da economia regional
Francine Wagner
fev. 3 - 4 min de leitura
000

No dia 19 de dezembro de 2020 foi inaugurado o Trem Republicano, ligando os municípios de Itu e Salto. A Serra Verde Express, atual concessionária dos trens turísticos na ferrovia Paranaguá-Curitiba, é a responsável pelo serviço na rota de aproximadamente oito quilômetros, no interior de São Paulo.

A atração turística, iniciada há 15 anos, é considerada uma das apostas para a retomada da economia regional no período pós-pandemia e conta com um projeto arquitetônico moderno e aconchegante, assinado pela arquiteta Lucille Amaral.

Segundo Adonai Aires Arruda Filho, diretor-presidente da Serra Verde Express, o Trem Republicano irá transportar 132 passageiros em cada viagem, com espaço para pets.

Um passeio cheio de história

 

Em 17 de abril de 1873 foi inaugurada a estrada de Ferro Ytuana e, no dia seguinte, aconteceu a Convenção Republicana de Itu, o primeiro encontro desse tipo e marco de fundação do Partido Republicano Paulista (PRP), que culminou com a Proclamação da República em 1889.

Durante um evento sobre revitalização ferroviária em 2005, organizado pelo Movimento de Preservação Ferroviária (MPF), a coincidência de fatos e datas fez com que a proposta recebesse o título de Trem Republicano.

Após três anos, as obras começaram por meio da liberação de recursos do Ministério do Turismo e da doação de trilhos feita pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). No entanto, as obras foram interrompidas após o assentamento de dois quilômetros.

Já em 2013, a conclusão do projeto, incluindo pontes sobre o Rio Tietê, o girador de locomotiva e a reforma das estações das duas cidades foi realizada por meio de repasses feitos pelo Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (Dadetur), da Secretaria de Turismo do Estado. Ao todo, foram R$14,1 milhões do Governo do Estado.

Estação Ferroviária de Itu

Na Praça Dr. Gaspar Ricardo, no Bairro Liberdade, a estação ferroviária de Itu foi inteiramente restaurada para receber os passageiros e operar o serviço.

Além do imóvel sediar a Secretaria Municipal de Turismo, Lazer e Eventos também funciona como central de informações turísticas. O local conta com uma oficina para a manutenção dos trens. A estação ferroviária em Salto, escolhida como destino final, também foi restaurada e está pronta para receber os turistas.

Carros estilosos e arrojados

 

O carro Anselmo Duarte é um vagão boutique, que homenageia um dos artistas mais importantes da história do país. Natural de Salto (SP), Duarte foi laureado com a Palma de Ouro no Festival de Cinema de Cannes pelo filme “O Pagador de Promessas''. Além disso, o vagão é pet friendly — equipado  para que os bichinhos possam aproveitar a atração turística junto de seus tutores.

Outro carro da composição homenageia Olímpia Fonseca de Almeida Prado, esposa de Carlos Vasconcelos de Almeida Prado, republicano envolvido nos movimentos da época. O casal era dono do sobrado onde ocorreu a Convenção de Itu. O vagão é ideal para que pessoas com necessidades especiais desfrutem do passeio.

Já o carro Prudente de Moraes é o vagão convencional (classe econômica), que homenageia o primeiro presidente eleito pelo voto direto após a Proclamação da República.

O veículo possui serviços de bordo e guias treinados para contar a história do Trem Republicano, das cidades de Itu e Salto, da Convenção Republicana e da Proclamação da República. 

Vale lembrar que todos os protocolos de segurança e saúde, como o uso de máscaras, álcool em gel e distanciamento social são devidamente cumpridos.

E você, animado para saber um pouco mais sobre este passeio histórico? Deixe seu comentário!


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você