Amantes da Ferrovia
Amantes da Ferrovia
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

AÇÃO EM MORRETES: ESCOLA ESTADUAL INDÍGENA EMÍLIA JERA POTY DA ALDEIA TUPÃ NHE'E KRETÃ A BORDO DO TREM

AÇÃO EM MORRETES: ESCOLA ESTADUAL INDÍGENA EMÍLIA JERA POTY DA ALDEIA TUPÃ NHE'E KRETÃ A BORDO DO TREM
Amantes da Ferrovia
dez. 3 - 2 min de leitura
000


  Morretes é uma cidade histórica do litoral do Paraná. Em sua origem, foi habitada por povos indígenas, principalmente os chamados Carijós. Com o passar do tempo, foi ocupada por populações vindas do estado de São Paulo com a intenção de explorar os minerais da região. Foi através dessa mistura, que Morretes se formou. E é nessa cidadezinha encantadora que fica localizada a estação do trem da Serra Verde Express. O trajeto da viagem é realizado pela Serra do Mar paranaense, chegando até o primeiro planalto, em Curitiba. 

   E, ontem, o trem fez essa viagem mais uma vez. Porém, foi totalmente especial. A Serra Verde Express realizou uma ação com os estudantes da Escola estadual indígena Emília Jera Poty e moradores da  Aldeia Tupã nhe'E Kretã. Ao todo, embarcaram 33 pessoas, em sua maioria crianças. Foi escolhido o horário do pôr do sol, para que todos tivessem a oportunidade de apreciar as belezas naturais da Mata Atlântica sob o charme do entardecer no trem.  Essa atitude teve a intenção de dar a oportunidade aos grupos nativos da cidade de conhecerem um dos maiores atrativos da região, afinal, sem eles, não existiam Morretes.

     Além de lindo, o passeio foi carregado de emoção. Foi uma honra para a equipe Serra Verde Express poder conhecer e aprender com as crianças indígenas. O encanto, o brilho no olhar, o amor e sensibilidade com a natureza são sentimentos que tocaram a todos os presentes. É através dessas ações, que construímos um mundo mais justo e igualitário. As paisagens exuberantes observadas em todo trajeto e que hoje são o nosso maior patrimônio e atrativo, originalmente pertenciam aos povos indígenas, que aprenderam a cultivar, cuidar e usufruir com responsabilidade desses recursos. São eles os maiores responsáveis pela preservação do nosso meio ambiente, e por isso, foi tão importante levar esse grupo para conhecer o passeio de trem.

    Essa foi uma pequena ação com grandes significados. A Serra Verde Express agradece a oportunidade em poder proporcionar uma experiência inesquecível para as crianças que fazem parte do passado, do presente e do futuro de Morretes.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você