Amantes da Ferrovia
Amantes da Ferrovia
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Aeroporto de Guarulhos ganha conexão com o sistema de trens de São Paulo até julho

Amantes da Ferrovia
mai. 3 - 2 min de leitura
000

Os passageiros que transitam pelo Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, terão em breve uma nova opção de transporte: um aeromóvel, que percorrerá até 11 metros de altura. 

Esse sistema, conhecido como "people mover", contará com dois vagões com capacidade para 200 pessoas, cobrindo uma distância de 2,7 quilômetros.

Facilitando o acesso

O aeromóvel oferece conexão direta entre os trens da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e o aeroporto, que é o mais movimentado do país. 

Atualmente, a estação de trem mais próxima dos terminais está a 2,5 km de distância, exigindo o uso de ônibus operados pela concessionária GRU Airport. 

Com o "people mover", esta necessidade será eliminada, proporcionando acesso mais rápido e eficiente ao aeroporto.

Tecnologia e sustentabilidade

Desenvolvido no Brasil e já em operação no Aeroporto de Porto Alegre, o aeromóvel utiliza um sistema de propulsão pneumática automatizada, que cria um "colchão de ar" ao longo da via para impulsionar os vagões.

Além de ser ecologicamente correto, com baixo consumo de energia e emissão zero de poluentes, o sistema oferece eficiência energética significativa, com redução de até 80% no consumo de energia comparado aos sistemas tradicionais.

Progresso e previsões

Embora o projeto tenha enfrentado alguns atrasos, a construção da infraestrutura do aeromóvel está praticamente concluída. Previsto inicialmente para o primeiro trimestre deste ano, o início das operações foi adiado para o meio de 2024. 

O lançamento será gradual, começando com horários limitados e velocidades reduzidas, com o objetivo de alcançar sua capacidade total posteriormente.



Denunciar publicação
    000

    Indicados para você