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As Maiores e Mais Pesadas Locomotivas do Mundo: EMD DDA40X

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jun. 27 - 3 min de leitura
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A EMD DDA40X é uma locomotiva experimental produzida pela Electro-Motive Division, construída entre junho de 1969 e setembro de 1971 para a Union Pacific Railroad (UP), nos Estados Unidos. 

Conhecida como "Centennial" (Centenária), foi criada para comemorar o 100º aniversário da conclusão da Primeira Ferrovia Transcontinental em Promontory, Utah.

Um total de 47 locomotivas foram construídas, numeradas de 6900 a 6946. As siglas DD referem-se ao arranjo de rodas D-D, a sigla A ao tipo de gerador de tração de corrente alternada (alternador), a sigla 40 ao motor primário da série 40 da EMD modelo 16-645E, e o X ao seu caráter experimental.


Potência e desempenho

As locomotivas Centennial da Union Pacific foram as maiores, mais pesadas e mais potentes locomotivas diesel-elétricas já construídas. Elas foram projetadas para operar na linha de bitola padrão (1.435 mm) da UP, puxando velozes trens de passageiros ou pesados trens de carga a velocidades de até 144 km/h. 

Esses gigantes dominaram as linhas ocidentais da ferrovia de 1970 até o início da década de 1980.

Cada DDA40X é equipada com 8 motores de tração alimentados por 2 enormes motores primários V16, que juntos produzem uma potência total de 6600 hp. 

Elas foram consideradas as sucessoras das locomotivas a vapor "Big Boy", também operadas pela UP e, na sua época, eram algumas das maiores locomotivas já existentes.


Saída de operação e retorno ao serviço

Os altos custos de manutenção devido à alta quilometragem, juntamente com a severa crise econômica de 1980, levaram a UP a retirar essas locomotivas de operação. 

Em maio de 1980, 25 unidades foram armazenadas em Council Bluffs, Iowa, e 12 em North Platte, Nebraska. Em outubro de 1980, as 37 unidades armazenadas foram transferidas para Las Vegas, Nevada, enquanto oito unidades ainda estavam ativas até fevereiro de 1981. Em 1983, todas as unidades estavam armazenadas em Yermo, Califórnia.

No final de 1983, com a recuperação econômica, a UP começou a reativar as Centenárias. Em fevereiro de 1984, 40 das Centenárias foram transferidas de Yermo para Salt Lake City e North Platte. 

Destas, 15 foram desmontadas para peças de reposição, enquanto as 25 restantes foram autorizadas a operar em qualquer parte do sistema da Union Pacific.

No final de 1984, todas as 25 unidades operacionais foram retiradas de serviço novamente. Algumas resistiram até abril de 1985, mas todas foram oficialmente desativadas.


Unidades sobreviventes

Atualmente, 13 unidades da DDA40X ainda existem. Onze foram oficialmente preservadas. Uma unidade, ou melhor, o esqueleto de uma unidade, fica abandonado em Chamberlain, Dakota do Sul, e outra unidade, UP 6936, permanece em operação ocasional na Frota do Patrimônio da UP.



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