Carros, aviões, caminhões e ônibus são meios de transporte essenciais. Em viagens todos tem grande importância e utilidade, são eles que nos ajudam a otimizar o tempo e conhecer diferentes lugares. Mas nenhum deles oferece uma experiência como a do trem. Além de eficientes para viagens e passeios, os trens são nostálgicos e possibilitam aos passageiros apreciar o destino escolhido sob uma nova perspectiva.
São muitos países ao redor do mundo que têm os trens como meio de transporte para o dia a dia e, também, para o turismo. Práticos, mais ecológicos e confortáveis, eles atendem a vários requisitos. A Suíça é um exemplo que adotou os trens e os tornou uma das grandes atrações da região. Com paisagens exuberantes para se explorar, onde as estradas não chegam, os trilhos levam os turistas para uma viagem imersiva. Nessa aventura é possível ver de pertinho as grandiosas obras da natureza, como os Alpes Suíços.
Existem várias rotas e tipos de trens na Suíça, mas os mais procurados são os trens panorâmicos. Esses possuem enormes janelas e são confortáveis, perfeitos tanto para viagens curtas quanto longas. As paisagens são recheadas de montanhas, pontes, lagos, desfiladeiros e a estrela dos passeios: os Alpes Suíços. Aqui, vamos apresentar alguns trajetos de tirar o folêgo:
GLACIER EXPRESS
Ligando os destinos de Zermatt - uma comuna suíça e Saint Moritz - região com grandes resorts e estações de esqui, essa rota é cercada pelo branco da neve. Com duração de aproximadamente 7 horas, o trem anda em média velocidade em 35 quilômetros por hora. Ao longo do caminho é possível observar 200 pontes e 90 túneis, além das imponentes montanhas. Há um serviço de bordo exclusivo com refeições inclusas.
GOLDEN PASS
Esse trajeto liga duas regiões, a francesa e a alemã, saindo da cidade de Lucerne indo em direção à Montreux ou vice e versa. São aproximadamente 5 horas de viagem, que passam por paisagens bucólicas, pequenas vilas, lagos e montanhas. Vale lembrar que nesse percurso há troca de trem.
BERNINA EXPRESS
Essa linha é uma das mais tradicionais da Suíça e reserva paisagens belíssimas aos passageiros. Um pouco mais longa, ela liga o Norte e o Sul do país. Essa ferrovia é tão importante para a cultura, história e para o turismo que foi considerada um patrimônio da Unesco. O trem permite que os passageiros vejam de perto lagos com coloração azul turquesa e passem por pontos com 2,253 metros de altitude.
Essas foram algumas dicas de viagens de trem que merecem ser visitadas. O universo dos trilhos é infinito e há muitos lugares do mundo para serem explorados. E a bordo de um trem é sempre inesquecível.