Amantes da Ferrovia
Amantes da Ferrovia
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Principais impactos do COVID-19 no itinerário ferroviário do Paraná

Principais impactos do COVID-19 no itinerário ferroviário do Paraná
Serra Verde Express
mar. 17 - 5 min de leitura
000

O assunto do momento com toda certeza é o COVID-19, o novo coronavírus. De acordo com a OMS, no mundo todo já foram infectadas cerca de 93 mil pessoas até o momento da publicação deste texto. A pandemia decretada na semana do dia 09/03 afetou praticamente todos os serviços do planeta. 

Como a Serra Verde está lidando com isso? 

Há 23 anos a Serra Verde Express é a responsável pelos passeios de trens turísticos entre as cidades de Curitiba  e Morretes, no PR. Já tivemos a oportunidade de receber em nossos trens mais de 3.500.000 de pessoas e trabalhamos com mais de 300 famílias ao longo desses anos. Sempre atuamos com responsabilidade com nossos passageiros, parceiros e colaboradores e em respeito a toda a comunidade estamos adotando todas as medidas necessárias para manter a segurança de todos os envolvidos.. 

As principais medidas adotadas são a suspensão da circulação dos carros com ar condicionado, priorizando o passeio nos carros que possuem grande ventilação. Ainda nestes carros a redução  de 50% de passageiros em cada vagão, disponibilização de álcool em gel durante todo o percurso e nas áreas de embarque e desembarque, reforço na limpeza das áreas comuns é frequente e um treinamento com a equipe diretamente envolvida nos passeios, para reforçar boas práticas de higienização e direcionamentos em relação ao contato com os turistas. Além disso, para os passageiros que já compraram passagens mas não se sentem seguros de viajar em meio a esta crise, há a possibilidade  de remarcação sem custo. Com relação a cancelamentos, serão cobradas as taxas convencionais. 

Impacto nas ferrovias nacionais 

No panorama Nacional, as empresas de passeios ferroviários já estão começando a se posicionar e a tomar medidas de prevenção. A Maria Fumaça de Campinas (SP), por exemplo, informou através de seu site oficial que os passeios acontecerão normalmente e que disponibiliza álcool em gel em todas as instalações, além disso conta com um ambiente ventilado e orienta que os passageiros sigam estritamente os procedimentos de higiene pessoal. A Giordani Turismo, de Bento Gonçalves (RS) também informou em suas redes sociais que irá operar os passeio de Maria Fumaça com 50% da frota e disponibilizará álcool em gel e máscaras ao público. 

Um pouco sobre o vírus

Os cientistas estudam a família dos Coronavírus desde 1960, e sabe-se desde aquela época que eles são responsáveis por causar infecções respiratórias em animais e seres humanos. Além do COVID-19, já passamos por outras duas epidemias com espécies diferentes de Coronavírus. Em 2002, tivemos um surto SARS-Cov (Síndrome Respiratória Grave) e em 2012 tivemos um surto de outra forma do vírus, originando a doença conhecida como MERS-Cov (Sìndrome Respiratória do Oriente Médio). 

Atualmente passamos pela pandemia da doença denominada com o próprio nome da Família, Coronavírus (ou COVID-19). A doença foi descoberta no dia 31/12/2019 após casos registrados na China. Mais de 20 países já foram atingidos pela doença, que causou cerca de 7 mil mortes ao redor do globo. Segundo os profissionais da saúde, a letalidade do vírus é alta em idosos e pessoas com doenças respiratórias e/ou cardíacas, sendo necessário um tratamento intensivo nesses tipos de caso. 

Jovens e pessoas imunologicamente saudáveis possuem chances muito baixas de irem a óbito, mas mesmo assim devem se prevenir pois podem transmitir a outras pessoas pertencentes ao grupo de risco. O principal problema do novo coronavírus é a forma rápida como ele têm se propagado no mundo.

Prevenção e cuidados 

 

A forma mais eficaz de prevenção é adotar medidas de higiene pessoal, evitar aglomerações e locais fechados e ter sempre álcool em gel às mãos. Se estiver doente, procure orientação médica e evite ao máximo contato com outras pessoas. É importante lembrar que o número 192 da Prefeitura de Curitiba está disponível 24h para tirar dúvidas. Além disso, buscar informações de fontes oficiais e sempre verificar a veracidade das notícias recebidas por redes sociais e aplicativos de mensagem também é um ótimo método de prevenção e combate ao vírus. 

Ao olhar pro horizonte vemos otimismo, vamos passar por essa crise assim como passamos por muitas outras, não há motivo para pânico. Em relação aos passeios da Serra Verde Express, as medidas informadas anteriormente serão seguidas à risca pelos nossos funcionários e pedimos encarecidamente para que os passageiros também façam sua parte, assim podemos continuar disponibilizando um passeio seguro e confortável cheio de natureza e ar puro. 


 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você